Há cerca de 122 milhões de anos um enorme dinossauro habitou a região que hoje é a Espanha. O sauropoda, animal gigantesco com um pescoço muito comprido que terminava em uma cabeça pequena, foi descoberto apenas recentemente a partir de estudos de fósseis. A forma incomum de seus ossos sugere que o animal era bastante primitivo, o que pode ajudar os cientistas a entender melhor a evolução da espécie.

O novo dinossauro

• A espécie recém-identificada, chamada Garumbatitan morellensis, foi desenterrada durante escavações no sítio fóssil de Sant Antoni de la Vespa, perto da cidade de Morella, na Espanha, entre 2005 e 2008.
  • Os pesquisadores descobriram restos de pelo menos três indivíduos no local, incluindo vértebras maciças, ossos longos das pernas e dois conjuntos quase completos de ossos do pé, o que é um achado extremamente raro para sauropodas.
  • Os fósseis remontam ao início do período Cretáceo, de 145 milhões a 66 milhões de anos atrás.
  • O estudo foi publicado no último dia 28 de setembro no Zoological Journal of the Linnean Society.
  • As informações são da Live Science.
Fósseis do Garumbatitan morellensis (Imagem: GBE-UNED)

Descoberta pode ajudar a compreender evolução desses animais

Segundo os pesquisadores, Garumbatitan morellensis pertence a um subgrupo de sauropodas conhecidos como titanossauros. Eles habitaram a Terra até que a colisão de um asteroide extinguiu os dinossauros cerca de 66 milhões de anos atrás.

A espécie era herbívora, tinha quatro patas e pescoços e caudas gigantescos. Os cientistas não conseguiram determinar o tamanho exato do animal, mas acreditam que as vértebras tinham mais de um metro de largura, e o fêmur podia atingir dois metros de comprimento.

Com base nessas previsões, o Garumbatitan morellensis era provavelmente um animal de tamanho médio considerando os titanossauros. Os maiores já identificados são o Argentinosaurus huinculensis e o Patagotitan mayorum. Ambos pesavam pelo menos 70 toneladas.

Ainda de acordo com o estudo, a forma dos ossos da perna e do pé sugere que o Garumbatitan morellensis era um dos sauropodas mais primitivos do subgrupo Somphospondyli. Os fósseis desse grupo já foram encontrados em todos os continentes modernos, mas até agora não se sabe exatamente onde eles se originaram.

A descoberta do dinossauro primitivo na Espanha pode indicar que a Europa foi o ponto de partida dos animais. No entanto, mais evidências são necessárias para provar essa teoria.