OMS recomenda vacina contra a dengue para crianças

Organização Mundial da Saúde indica vacina Qdenga produzida por farmacêutica japonesa para imunização de crianças e adolescentes no Brasil
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 04/10/2023 02h20, atualizada em 08/08/2025 15h21
Criança sendo vacinada
Imagem: Studio Romantic/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a recomendar a vacinação contra a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, para crianças e adolescentes. O imunizante indicado é o Qdenga, desenvolvido pela farmacêutica japonesa Takeda.

Leia mais:

Qdenga:

  • A vacina Qdenga é administrada em duas doses, com um período de espera de três meses entre cada aplicação.
  • Esta vacina é formulada com os quatro diferentes sorotipos do vírus da dengue.
  • Resultados de ensaios clínicos demonstraram uma eficácia geral de 84,1% na prevenção da doença causada por qualquer um dos sorotipos da dengue, 12 meses após a segunda dose.
  • Além disso, a vacina Qdenga reduziu as hospitalizações relacionadas à dengue em impressionantes 90,4%.
  • O grupo de recomendação inclui crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 16 anos, que residem em regiões onde a dengue é endêmica. No Brasil, a doença é reconhecida como uma endemia.

As mudanças climáticas podem ser um dos agravantes na alta do número de casos. O aumento das chuvas e o acúmulo de água parada favorecem a reprodução do mosquito — o que, por sua vez, resulta na disseminação da doença.

A dengue representa um fardo significativo para a saúde pública em países endêmicos e deverá aumentar ainda mais, tanto em termos de incidência quanto de expansão geográfica, devido às mudanças climáticas e à urbanização.

Organização Mundial da Saúde

A vacina vai ser disponibilizada pelo SUS?

Em uma declaração divulgada em julho deste ano, o Ministério da Saúde afirmou que a inclusão de uma vacina contra a dengue no SUS será determinada exclusivamente com base em critérios científicos e tecnológicos. A pasta diz que segue os processos institucionais definidos por lei para assegurar o acesso sustentável, com a possibilidade de considerar produtos importados ou de fabricação nacional.

A Takeda solicitou a incorporação da Qdenga ao SUS. Por isso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec) ainda avalia se a fórmula deve ser incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O processo só deve ser concluído em 2024.

Mas e a vacina brasileira?

A vacina Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan, já demonstrou uma eficácia de 79,6%. Seus estudos estão programados para continuar até 2024 devido à necessidade de acompanhar todos os voluntários da pesquisa por um período de cinco anos. Esta vacina é administrada em dose única e é recomendada para indivíduos com idades entre 4 e 59 anos, independentemente de já terem tido a doença ou nunca terem sido infectados.

Embora tenha sido desenvolvida para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, ainda não existem dados de eficácia disponíveis para os sorotipos 3 e 4.

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.