O Google Fotos, impulsionado por ferramentas de inteligência artificial, está embarcando em uma missão para preservar suas memórias. Com o lançamento do Pixel 8 e 8 Pro, a plataforma de compartilhamento de fotos da gigante da tecnologia está introduzindo uma série de recursos alimentados por IA, que prometem transformar fotos comuns em lembranças vívidas e significativas.

No entanto, essa mudança não é isenta de controvérsias, levantando questões sobre a ética da edição de fotos e o que consideramos ‘verdade’ em um mundo onde a IA redefine nossa relação com a imagem.

publicidade

Leia mais:

Em seus oito anos de existência, o Google Fotos mudou sua missão oficial apenas uma vez: de “lar para todas as suas fotos e vídeos” para “lar para todas as suas memórias”, afirma a VP do Google Fotos, Shimrit Ben-Yair, ao The Verge.

publicidade

Essa mudança de slogan começa a fazer muito mais sentido nos novos Pixel 8 e 8 Pro. Nestes dispositivos, o Google Fotos verá algumas de suas maiores mudanças até o momento, todas projetadas para aprimorar suas memórias.

Há muito a ser provado sobre estas novas funcionalidades, e há as habituais questões sobre o papel da IA generativa na fotografia. No entanto, é possível ver claramente como o Google está mudando de salvar “suas fotos” para catalogar suas memórias complicadas e bagunçadas.

publicidade

Novos recursos de IA

O Pixel 8 e 8 Pro introduzem muitos recursos de fotos com foco em IA: o Magic Editor usa IA generativa para alterar cenários, remover distrações, e mover pessoas em uma imagem. Audio Magic Eraser ajudará a separar faixas de áudio em um vídeo para minimizar ruídos distrativos. Best Take permite escolher o melhor rosto para cada objeto em uma foto quando você tira uma série de imagens semelhantes, permitindo que você as una em uma imagem final perfeita.

google fotos
Imagem: Google

Nenhum desses recursos é particularmente novo em técnicas de edição de fotos, mas, como Ben-Yair coloca, eles não estavam acessíveis a qualquer pessoa. “Todas essas funcionalidades estão usando IA e aprendizado de máquina para fazer o que, de outra forma, teria sido muito técnico e trabalhoso.”

publicidade

No entanto, esse é exatamente o problema com a IA generativa. Historicamente, houve mais barreiras para mudar convincentemente um céu, mover um objeto em uma foto ou substituir o rosto em sua foto por outro. Essas eram coisas que você poderia fazer com software caro e habilidade — torná-las acessíveis em sua biblioteca de fotos levanta algumas questões sobre o que consideramos apenas um ajuste de edição e o que está indo longe demais.

O The Verge questionou Ben-Yair sobre esta questão. Segundo ela, o Google se compromete a adicionar metadados para sinalizar imagens editadas com IA generativa, para que pelo menos as pessoas saibam quando uma foto alterada é compartilhada.

Ben-Yair também enfatiza o papel do Fotos como uma biblioteca de imagens pessoais — não uma ferramenta de edição de fotos generalizada. “Isso realmente diz respeito à seleção e escolha do usuário”, diz ela. A equipe do Fotos aborda esses novos recursos perguntando: “Quais ferramentas fazem sentido para as pessoas e, em seguida, como projetamos uma interface que coloca o usuário no controle das alterações que estão fazendo?”