Hyundai e Kia adotam padrão de carregamento Tesla 

EVs das montadoras virão com a porta NACS a partir do fim de 2024 
Tamires Ferreira05/10/2023 12h22
hyundai
Imagem: TY Lim / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Hyundai e a Kia anunciaram nesta quinta-feira (5) que decidiram adotar a tecnologia de carregamento de veículos elétricos (EV) da Tesla nos Estados Unidos. Com a adoção, as empresas se juntam a Ford, GM, Nissan e outras no uso do Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS).  

O que você precisa saber: 

  • Os novos EVs da Hyundai e Kia virão com porta NACS a partir do quarto trimestre de 2024, disseram as empresas; 
  • O uso expandido dos Superchargers da Tesla foi apelidado de North American Charging Standard (NACS); 
  • A expansão de carregadores Tesla para outras marcas faz parte de um acordo com o governo dos EUA, que planeja instalar 500 mil carregadores de EVs nas estradas do país até 2030; 
  • Diversas montadoras, como Ford, GM, Rivian, Polestar, Volvo, Honda e Mercedes se renderam a coalizão; 
  • É possível que muito em breve a tecnologia de carregamento da montadora de Elon Musk se torne o padrão na indústria, deixando em segundo plano o uso do rival Combined Charging System (CCS). 

Leia mais! 

Segundo comunicado das empresas, a mudança dá aos EVs Hyundai e Kia com portas NACS acesso a mais de 12 mil Superchargers Tesla nos Estados Unidos, Canadá e México. De acordo com a Reuters, enquanto os EVs da Kia virão com a tecnologia a partir do fim de 2024, os elétricos da Hyundai no Canadá receberão a porta NACS no primeiro semestre de 2025. 

Bem como a maioria das montadoras que adotaram o carregamento da Tesla, as fabricantes sul-coreanas pontuaram que vão oferecer adaptadores aos proprietários de EVs existentes que usam o atual CCS. A medida deve dar acesso à Rede de Supercharging da Tesla no primeiro trimestre de 2025. 

A adoção da Hyundai ao NACS não é uma grande surpresa, já que a empresa já havia dado sinais de que entraria na aliança devido à pressão que a companhia de Musk vem estabelecendo na América do Norte. 

Conforme dados do Departamento de Energia dos EUA, o NACS da Tesla já representa cerca de 60% dos carregadores rápidos nos EUA. 

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.