A Porsche e o investidor UP.Partners anunciaram nesta quinta-feira (5) a chegada da Sensigo, nova startup que usará inteligência artificial (IA) para permitir que técnicos encontrem, resolvam e até prevejam problemas de reparo em veículos elétricos. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A Sensigo é a segunda de seis startups de mobilidade que a Porsche lançará com a UP.Partners nos próximos três anos; 
  • O primeiro “braço” fruto da parceria, Pull Systems, foi lançado em março, com objetivo de gerenciamento do desempenho de baterias de EVs; 
  • A nova plataforma tem ferramentas de serviço alimentadas por IA que podem melhorar o processo de reparo para clientes e técnicos, ao mesmo tempo que aumenta a lucratividade do centro de serviço, reduzindo custos e minimizando o risco de garantia. 

Leia mais! 

De acordo com a Reuters, a UP.Partners conta com diversos parceiros de investimento, incluindo a Woven Capital, da Toyota. No início deste ano, a empresa especialista divulgou um estudo de 120 páginas apontando e prevendo alguns dos problemas da indústria de veículos elétricos, como a alta demanda em detrimento da escassez de matérias-primas para baterias, o que pode colocar governos “em conflito com a realidade da produção”. 

publicidade

Países como os EUA estão investindo pesado na transição e adaptação total para elétricos. A Tesla, por exemplo, fechou um acordo com o governo americano para potencializar a instalação de carregadores rápidos no território. O plano é instalar 500 mil carregadores de EVs nas estradas do país até 2030, além de tornar a tecnologia cada vez mais acessível e padronizada.   

Os obstáculos para essa aceleração, no entanto, segundo o relatório, incluem a turbulência contínua nas cadeias de abastecimento globais, infraestruturas de carregamento de veículos insuficientes e uma rede eléctrica sobrecarregada.