Dentre todos os recursos de privacidade que o Facebook oferece, a capacidade de restringir alguém é uma boa maneira de proteger seu perfil contra mensagens e ligações de spam. Na verdade, é a maneira ideal de limitar as interações com alguém que você não está disposto a bloquear.

E como o Messenger é um dos aplicativos de mensagens mais populares, com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, há uma boa chance de você encontrar alguém que queira evitar. 

Leia também:

Como colocar e tirar restrição de uma pessoa no Messenger

Quando você restringe um usuário, ele ainda pode entrar em contato com você, mas você só verá as mensagens dele se optar ativamente por isso. Enquanto isso, bloquear alguém torna você invisível para essa pessoa no Facebook – o que pode ser uma medida drástica demais para alguns casos.

publicidade

Essa ferramenta de bloqueio impede completamente que alguém entre em contato com você – ou seja, uma pessoa bloqueada não poderá ver seu perfil, enviar mensagens, iniciar chamadas de voz/vídeo, verificar se você está online. 

Messenger
(Imagem: BigTunaOnline / Shutterstock)

Restringir uma pessoa, por sua vez, significa apenas que você não será notificado quando ela ligar ou enviar uma mensagem. O contato restrito também não poderá te colocar em grupos, ver se você está online, ou ver se você leu as mensagens. 

Além disso,  o Messenger oculta os bate-papos restritos da página inicial, e você receberá um aviso antes de entrar em um grupo com alguém que restringiu. Entretanto, é importante mencionar que você também não poderá ver quando a pessoa restrita estiver online ou se ele leu as mensagens que você enviou.

Como restringir uma pessoa no Messenger

Tempo necessário: 1 minuto.

O Facebook usa uma interface de usuário idêntica no Messenger para iOS e Android. Ou seja, as etapas para restringir alguém no Messenger são as mesmas em ambos os sistemas, conforme mostrado abaixo:

  1. Localize a conversa 

    Na página inicial do aplicativo Messenger, localize a conversa com a pessoa que deseja restringir, então a arraste para o lado esquerdo;

  2. Toque em “Restringir”

    Dentre as opções do menu “Mais”, toque em “Restringir” e confirme a ação;como restringir alguém passo 1

Como tirar restrição de uma pessoa no Messenger

Para reverter a restrição e voltar a receber as notificações da pessoa, siga o passo a passo abaixo: 

1. Toque em  “Configurações”

No canto superior esquerdo, toque em menu. Depois toque em “Configurações”;

Como remover restrição no Messenger, passo 1.

2. Toque em “Privacidade e segurança” e, em seguida, toque em “Contas restritas” 

Como remover restrição no Messenger, passo 2.

3. Toque em “Remover restrição”

Localize e toque na conversa  que deseja remover da lista de contas restritas e, na parte inferior da janela do bate-papo, toque em “Remover restrição”. Uma notificação será exibida e a conversa específica voltará à sua lista de bate-papos.

Como remover restrição no Messenger, passo 3.

Pronto! Agora você já sabe como restringir e remover a restrição de alguém e pode administrar a privacidade das suas conversas no Messenger.