Um avançado exame de sangue para o antígeno específico da próstata (PSA) promete revolucionar o diagnóstico do câncer de próstata, oferecendo aos homens a oportunidade de evitar biópsias desnecessárias e desconfortáveis.

Desenvolvido com base na tecnologia da Universidade de Alberta, no Canadá, e patenteado pela Nanostics Inc., o teste ClarityDX Prostate utiliza biomarcadores e aprendizado de máquina para prever com 95% de precisão a presença de câncer de próstata clinicamente significativo, potencialmente eliminando até 37% das biópsias e tratamentos não necessários.

publicidade

O que você precisa saber:

  • O teste de sangue de PSA é o exame padrão para o câncer de próstata.
  • Quando o PSA de um paciente está alto, normalmente é solicitada uma biópsia para confirmar a presença do câncer.
  • No entanto, um PSA elevado às vezes pode ser causado por fatores não cancerígenos, como idade, infecção ou uma próstata aumentada, bem como por câncer de próstata de baixo risco que pode não necessitar de tratamento.
  • O novo teste agora pode ser usado para fornecer aos pacientes e seus médicos mais informações, para que possam tomar decisões informadas sobre se devem ou não prosseguir com a biópsia.
  • Os detalhes do teste foram publicados na revista Cancer Medicine.

Leia mais:

O teste ClarityDX Prostate reduzirá o número de biópsias de próstata desnecessárias, que são invasivas, desconfortáveis ​​e apresentam alguns riscos.

John Lewis, da Universidade de Alberta e CEO da Nanostics Inc.

O novo teste é o primeiro produto lançado com base na tecnologia desenvolvida na Universidade de Alberta e patenteada pela Nanostics. A tecnologia mede os níveis de biomarcadores do câncer de próstata em uma amostra de sangue do paciente, combina esses dados com suas informações clínicas e usa aprendizado de máquina para gerar uma pontuação de risco que prevê a presença de câncer de próstata clinicamente significativo.

publicidade

Em um artigo recentemente publicado, a equipe de Lewis examinou os resultados de 415 homens de Alberta que haviam sido encaminhados para clínicas de urologia para biópsias com base em um alto resultado de PSA entre 2014 e 2017.

O teste ClarityDX Prostate previu com 95% de precisão quais pacientes tinham câncer de próstata de alto grau e clinicamente significativo que exigiria tratamento. Cerca de 35% dos pacientes poderiam ter evitado as biópsias recomendadas porque não tinham câncer clinicamente significativo.

publicidade

Ao relatar sobre outro estudo de validação clínica não publicado envolvendo 3.448 homens de Alberta e dos Estados Unidos, a equipe afirmou que o teste é três vezes mais preciso do que o PSA na detecção de câncer de próstata clinicamente significativo.

Eles também observaram que a implementação do teste “poderia eliminar até 37% das biópsias desnecessárias e reduzir significativamente o número de tratamentos desnecessários para o câncer de próstata”.

publicidade

A equipe de Lewis já está trabalhando em um teste preditivo para câncer de bexiga usando a mesma tecnologia e vê o potencial para desenvolver ferramentas de diagnóstico para outras doenças, incluindo doenças cardíacas, doenças infecciosas e doenças neurodegenerativas.