A Samsung divulgou um vídeo apoiando a campanha do Google “Get The Message”, pedindo que a Apple adote o protocolo de mensagens multiplataforma RCS (Rich Communication Services) que visa ser o sucessor dos padrões SMS e MMS.

A proposta do Google é que dispositivos iPhone e Android tenham um novo padrão de comunicação via mensagens. A campanha destaca alguns problemas de usuários Android ao trocarem mensagens com dispositivos iOS, como envio de imagens e vídeos de baixa resolução, falhas em bate-papo de grupo, ausência de criptografia de ponta a ponta e mais.

publicidade

Leia mais:

No vídeo em apoio à campanha do Google, a Samsung apresenta uma conversa entre dois usuários cujos nomes fazem uma referência ao clássico Romeu e Julieta, que não podem ficar juntos por causa de seus pais. Como você pode imaginar, os pais dessa brincadeira são os sistemas operacionais Android e iOS.

publicidade

“Odeio que as coisas tenham que ser assim… você não pode simplesmente falar com seus pais?”, pergunta Romeu.

“Eu tentei, mas eles querem nos manter afastados”, diz Julieta. “Eu não entendo”.

publicidade

“O que o verde fez com eles? Também somos bolhas”, responde Romeu.

As “bolhas” mencionadas são uma referência à interface do mensageiro da Apple, que mostra bolhas azuis para mensagens trocadas entre usuários de iPhone e bolhas verdes para mensagens de SMS de dispositivos Android.

publicidade

Como explica o 9to5Google, o RCS é uma tentativa de melhorar a comunicação entre diferentes dispositivos, sendo apoiado por diversas operadoras de todo o mundo.

O Google começou a pressionar a Apple para aderir ao protocolo de mensagens multiplataforma no Google I/O de 2022 – evento de desenvolvedores – em que a empresa anunciou que conta com mais de 500 milhões de usuários que já utilizam o RCS.

Esperamos que todos os sistemas operacionais móveis recebam a mensagem e atualizem para RCS. Portanto, suas mensagens são privadas, independentemente do dispositivo que você usa.

Google em seu evento de desenvolvedores.

Inicialmente, o novo protocolo dependia das operadoras para fornecer suporte, como lembra o The Verge. Mas, desde 2019, o RCS teve uma significativa melhoria após o Google assumir o controle da operação, disponibilizando o serviço para quase todos os lugares do mundo.

A Apple, que anteriormente já descartou trazer o iMessage para Android, pode ser obrigada a ter interoperabilidade de mensagens com outros sistemas operacionais caso a União Europeia decida que o mensageiro deva se adequar às exigências da Lei de Mercados Digitais.