O Google deu mais um passo para eliminar as senhas nesta terça-feira (10). A empresa anunciou que tornará as chaves de acesso o novo método de autenticação padrão para todas as contas.
“As chaves de acesso são uma maneira simples e segura de fazer login na sua Conta do Google e em sem precisar de uma senha”, diz a empresa.
Leia mais:
- Google Authenticator sincroniza códigos de autenticação de dois fatores
- Como ativar aceleração de hardware no Google Chrome
- Google lança IA generativa para ajudar médicos; veja como funciona
O que muda
- Da próxima vez que fizer login na sua conta do Google, verá uma solicitação para criar e usar chaves de acesso.
- Mesmo com a ativação da chave de acesso, as senhas ainda podem ser usadas normalmente.
- Segundo os gerentes de produto do Google, Christiaan Brand e Sriram Karra, o método é mais seguro e “simplificará os logins no futuro”.
- As informações são do TechCrunch.
Visto como o “começo do fim” das senhas, as chaves de acesso são menos vulneráveis a ataques cibernéticos e também dispensam que usuário se preocupe em criar combinações difíceis que podem ser esquecidas ou acabar vazando na internet.
Como funcionam as chaves de acesso
- A tecnologia usa um código gerado com segurança para autenticar seu acesso a sites e apps.
- Elas são compostas por duas chaves criptográficas: uma fica no servidor do aplicativo ou site (neste caso do Google).
- A outra é armazenada no seu dispositivo pessoal, o que permite comprovar que você é o legítimo proprietário de uma conta.
- Essa abordagem torna quase impossível que hackers acessem uma conta remotamente. Mesmo no caso de invasão de um servidor.
- Para isso, é necessário ter acesso físico ao dispositivo do usuário.
Principais vantagens
- O usuário não precisa se lembrar de uma sequência de letras, números e caracteres.
- Também há suporte para fazer login em contas com tecnologia de impressão digital ou reconhecimento facial.
- É possível usar chaves de acesso em diferentes sistemas, navegadores, sites e apps.
- As chaves de acesso são fortes o suficiente para nunca serem adivinhadas ou reutilizadas, o que protege contra invasões.
- As chaves de acesso ficam atreladas ao app ou site para qual foram criadas. Isso impede que o usuário faça login em serviços fraudulentos por engano.
Google e as chaves de acesso
O Google foi uma das primeiras empresas a apoiar o uso de chaves de acesso em maio de 2022, anunciando o suporte no Android e no navegador Chrome. A tecnologia que dispensa senha também foi adicionada como método de autenticação nas contas do Google.
A empresa afirma que desde o lançamento, 64% dos usuários disseram que acham o método mais fácil de usar em comparação com senhas e verificação em duas etapas. A gigante das buscas afirma que continuará incentivando o uso de chaves de acesso como opção de login principal.