Mercúrio faz parte do nosso Sistema Solar e está localizado como o primeiro planeta mais perto do Sol, o que o torna extremamente quente. Além disso, sua superfície está recheada de crateras e por uma atmosfera quase inexistente. A seguir, confira algumas curiosidades sobre Mercúrio.

Leia mais:

publicidade

1. É o primeiro planeta do Sistema Solar

Crédito: Sergey Nivens – Shutterstock

Denominamos de Sistema Solar o conjunto de corpos celestes que orbitam o espaço ao redor do Sol, a principal estrela desta organização de objetos. Cada um deles gira ao redor do Sol, cada qual localizado a uma distância uns dos outros. A partir destes estudos, determinamos que Mercúrio é o planeta mais perto do Sol e, portanto, o primeiro do Sistema Solar.

2. A superfície é formada por várias crateras

O solo de Mercúrio é bastante similar ao da Lua quando comparados pela existência de inúmeras crateras. Esse dano na superfície foi causado pelo impacto de inúmeros meteoritos ao longo dos anos, que são atraídos para a região onde o planeta se encontra em virtude do altíssimo poder gravitacional do Sol. Outro problema que contribui para combater a queda de objetos em seu solo é a atmosfera quase inexistente, que normalmente serviria como uma espécie de “atrito” para diminuir a velocidade e força dos objetos.

publicidade

3. Atmosfera é quase inexistente

Ilustração de meteoro passando pela Terra
Imagem: AnnieCee/Wikimedia Commons

O astro possui uma atmosfera muito fina e muito próxima do solo, o que a impede de combater com mais eficiência os objetos espaciais que entram em contato, como meteoritos. Esta escassez atmosférica possui alguns motivos, como um nível de gravidade muito mais fraco que a Terra (em título de comparação); e a proximidade com o sol, a qual aquece a superfície do planeta e impede que os gases atmosféricos desenvolvam uma camada mais forte e estável.

4. As temperaturas variam a níveis impressionantes

A proximidade com o Sol aquece o solo de Mercúrio de tal forma que os dias chegam a alcançar uma temperatura superior a 400 ºC, enquanto que as noites se tornam muito gélidas pela incapacidade da atmosfera fina em preservar o calor, o que influencia a região a chegar em torno de -180º C.

publicidade

5. O planeta está encolhendo com o passar do tempo

Crédito: NASA / Fundo: Buradaki – Shutterstock

À medida que o núcleo do astro esfria e solidifica, isso faz com que o terreno de sua superfície se contraia e obrigue o chão a possuir diferentes níveis de altura. Dessa forma, o planeta encolhe e ocasiona “rugas” na crosta, geralmente chamadas de “falhas lobulares”, porque são parecidas com o lóbulo de uma orelha quando vistas de cima. Segundo os cientistas, esse fenômeno foi iniciado há bilhões de anos e atesta que o planeta encolhe com o passar do tempo.

6. Há gelo nas profundezas das crateras

Como já dissemos anteriormente, Mercúrio está repleto de crateras. Pois bem: algumas delas são tão incrivelmente fundas que não recebem luz solar direta, e após a exposição à temperatura negativa, uma formação de gelo foi iniciada dentro das profundezas dessas crateras. Por isso, apesar de ter uma superfície extremamente quente, o planeta ainda guarda gelo consigo.

publicidade

7. O planeta está recheado por vulcões

Vulcão via Toby Elliott/Unsplash
Vulcão via Toby Elliott/Unsplash

Mercúrio é tido como um dos planetas do Sistema Solar com maior atividade vulcânica. Segundo as observações da sonda MESSENGER, o planeta tem centenas de vulcões e sua lava consiste basicamente por substâncias basálticas, como piroxênio e plagioclásio. Esta lava é fluida e cobriu extensas passagens de terra na superfície do astro, o que também contribuiu para a formação geológica única dele.

8. Seu nome homenageia um deus romano

Na mitologia romana, falamos Mercúrio; na grega, Hermes. Seja como for, ambos os nomes representam um deus considerado como o “mensageiro dos deuses”: era dito que sua velocidade incomparável o fazia voar mais rápido que um raio, e era simbolizado com asas nas sandálias. O planeta recebeu este nome em virtude de ser o mais rápido do nosso Sistema Solar a completar sua trajetória em torno do Sol.