Qual é o significado da sigla NASA?

A denominação "NASA", na verdade, é um acrônimo para a agência de administração do espaço e aeronáutica dos EUA.
Por Ana Bondance, editado por Bruno Ignacio de Lima 13/10/2023 05h20, atualizada em 08/11/2023 11h59
Centro Espacial Kennedy (Nasa) via Jared Allen/Unsplash
Centro Espacial Kennedy (Nasa) via Jared Allen/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde sua criação em 1958, um ano depois que os soviéticos lançaram o Sputnik 1 – o primeiro satélite artificial do mundo, muitos dos esforços de exploração espacial dos Estados Unidos têm sido liderados pela NASA

Essa agência federal institui e administra os programas civis do governo estadunidense que lidam com a pesquisa aeronáutica e o desenvolvimento de veículos de lançamento e espaçonaves. Mas você já se perguntou qual o significado da sigla “NASA”?

Leia também:

Qual a origem do nome NASA?

“NASA” é a abreviação de National Aeronautics and Space Administration, ou ‘Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica’ em português. Em outras palavras, essa é a agência civil do governo dos Estados Unidos especializada em exploração espacial e pesquisa sobre voos e aeronaves.

Estação Espacial Internacional no espaço com a Lua ao fundo
Estação Espacial Internacional (ISS) (Imagem: ESA)

A agência foi criada em 1º de outubro de 1958 pelo então presidente Dwight D. Eisenhower, com uma orientação específica para as áreas civis, em vez de militares, para incentivar a aplicação pacífica da ciência espacial. O plano de Eisenhower parece ter sido bem-sucedido já que, atualmente, a NASA é um dos principais membros no suporte e manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS).

Um dos primeiros e mais famosos programas da NASA foi o programa Apollo, que levou a primeira pessoa à Lua, em 20 de julho de 1969. Entretanto, embora a NASA seja mais conhecida pelas viagens e pesquisas espaciais, ela também pesquisa coisas como voo supersônico, aeronaves com eficiência energética e drones.

Ainda assim, ao longo dos anos, a NASA avançou na exploração espacial e fez muitas contribuições para a ciência. Seus programas e missões mais relevantes incluem, além do pouso de astronautas na Lua, os rovers em Marte, satélites em torno de planetas e telescópios interestelares.

Por exemplo, a criação do Telescópio Espacial Hubble pela NASA em 1990 é considerada um dos pontos de virada na compreensão humana do universo. O que se deu pois, graças ao Hubble, pudemos ver imagens de estrelas e planetas distantes em nossa galáxia. 

Ana Bondance
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Bondance, colaboradora do Olhar Digital, é tradutora formada pela UNIMEP e pós-graduanda em literatura infantil pela PUC Minas.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.