Se existe uma franquia que rendeu frutos e ultrapassou os limites do Universo, essa conquista é de Star Wars. A construção de todo esse mundo particular passa por batalhas espaciais entre personagens amados e odiados, mas sem dúvida, memoráveis. Você é capaz de listar os 10 principais personagens do bem que fazem parte de Star Wars? Nós, do Olhar Digital, montamos o time para você recordar.

Difícil encontrar adjetivos que já não tenham sido usados para qualificar esse fenômeno da cultura pop. A saga, como é comumente chamada, dominou e expandiu os filmes para séries, livros, HQs, livros, brinquedos e a lista só cresce.

publicidade

Leia mais:

O Lado Bom da Força

Os conflitos de proporção épica entre os Jedi e os Sith saem de uma galáxia longínqua e invadem as telas do mundo inteiro. Para os fãs de carteirinha, não é difícil escalar a seleção de personagens do bem que o público ama em Star Wars. Aí vão eles:

publicidade

1. Luke Skywalker

Luke Skywalker (Imagem: Reprodução)

Nada melhor do que começar pelo grande herói e protagonista. Luke Skywalker, interpretado por Mark Hamill tem as principais características de um verdadeiro ‘mocinho’. Jovem de bom coração, tem valentia sem perder o lado afetuoso e o ar família. Carinhoso com sua irmã gêmea, a princesa Leia, foi criado pelos tios e preza pela boa educação. Apesar da pureza e simplicidade, o rapaz consegue vencer a Força e salvar a galáxia das garras do mal.

Um personagem essencial e importante na luta da Aliança Rebelde contra o Império Galáctico, não é à toa que em 2008, o personagem foi escolhido pela revista Empire como o 54º maior personagem de filmes de todos os tempos. Em sua lista dos 100 Maiores Personagens de Ficção, a Fandomania.com classificou Luke na 14ª posição. Está à altura dos principais personagens do bem de Star Wars.

publicidade

2. Princesa Leia

A atriz Carrie Fischer posa com arma em cena do filme Star Wars
Carrie Fischer como Princesa Leia Crédito: Getty Images

A personagem Leia Organa tem grande importância no desenrolar de cada episódio. Também muito querida por conta da interpretação da atriz Carrie Fischer, falecida em 2016.

Podemos dizer que a personagem se tornou um ícone. E sim, como personagem feminina poderosa, muito antes de as mulheres assumirem o protagonismo de personagens fortes nos cinemas. A Princesa Leia liderou a Aliança Rebelde e enfrentou o Império Galáctico. Além de irmã de Luke, ainda viveu uma história de amor com Han Solo, com quem teve três filhos.

publicidade

Agora, não deixaremos de fora outro destaque da personagem. Leia virou um símbolo sexual por causa do biquíni dourado que apareceu usando em O Retorno de Jedi. O traje atravessou gerações e até hoje povoa o imaginário dos fãs e as festas a fantasia pelo mundo. É ou não é icônica?

3. Han Solo

Imagem: StarWars.com (Reprodução)

Eis um personagem querido do bem, mas um pouco controverso. Herói ou anti-herói? O fato é que é dele a tarefa de ser o capitão da nave Millennium Falcon. É o aventureiro nato e navega pelas galáxias com seu copiloto Chewbacca. Em princípio, é um mercenário em busca de dinheiro para pagar dívidas e acaba conquistando o público com suas aventuras.

Han Solo também figura em listas como um dos maiores e melhores personagens da história do cinema. O personagem despertou tanto interesse, que ganhou seu próprio spin-off (Solo: Uma História Star Wars). Além disso, desperta paixões nos corações femininos com a interpretação charmosa de Harrison Ford. Como gostar de Star Wars sem simpatizar com um personagem do bem como esse?

4. Chewbacca

Chewbacca com uma besta
Imagem: StarWars.com (Reprodução)

Os fãs que já são ‘parça’ desse Wookie, o chamam de Chewie. É o copiloto da Millennium Falcon e o melhor amigo de Han Solo. Apesar da aparência, de cara assustadora, o alienígena de 2,5 metros de altura, conquista com sua personalidade. É habilidoso, excelente mecânico e muito leal, apesar do temperamento forte. Outra característica fascinante são os ruídos que emite para se comunicar. O resultado é uma mixagem com os sons de um urso, uma morsa, um leão e um texugo.

5. R2-D2

R2 para os íntimos, como não se afeiçoar ao pequeno robô e seus ‘barulhinhos’ fofos? Personagem do bem, prestou serviços a muitos mestres ao longo de 30 anos de história. Sua valentia salvou por vezes a galáxia, para vibração do público.

É um droide astromecânico, responsável pela manutenção das aeronaves. Nunca teve a sua memória apagada, o que lhe rendeu lembranças de várias aventuras vividas ao longo dos episódios. E também não saiu da memória dos fãs. Sua ‘fala’ é um tipo de marca registrada de Star Wars.

6. C-3PO

R2-D2 ao ao lado de C-3PO Imagem: Reprodução

Ao lado de seu companheiro R2-D2, o androide C-3PO é um dos personagens mais queridos da saga. O robô androide desempenha papel diferente de seu amigo. Ele é um “droide de protocolo”, que realiza a função de intérprete, já que é fluente em mais de 6 milhões de meios de comunicação.

Quem disse que robô não tem personalidade, não entende nada de Star Wars. 3-PO, como é conhecido, é um tipo medroso e reclamão. Pessimista por natureza, adora criticar e ironizar R2-D2. Quem nunca se pegou exclamando: “Ó céus!” e “Estamos perdidos!” Super do bem porque é leal, prestativo e sempre ajuda os companheiros com suas habilidades linguísticas. Amigão.

7. Yoda

Imagem: Lucasfilm/Reprodução

Talvez seja o mais querido de todos. O mestre Yoda é também um grande mentor da ordem Jedi, que liderou o Conselho Jedi por anos. Seus 900 anos de idade lhe trouxeram conhecimento da Força inigualável.

Ele aparece em seis filmes da saga, mas de forma muito marcante. Frank Oz, criador dos Muppets, é o responsável pela sua voz. Inclusive, sua forma de se expressar, falando na linguagem indireta, é mais uma característica marcante do sábio. Com seus 76 centímetros, é um fenômeno da habilidade com o sabre de luz. A voz da experiência com personalidade sem igual no mais alto escalão dos personagens do bem de Star Wars.

8. Qui-Gon Jinn

O ator Liam Neeson segura sabre de luz em cena de filme Star Wars
Divulgação

“Um verdadeiro Cavaleiro, Qui-Gon é. Sempre em sua própria busca.” A frase de Yoda define bem o personagem Qui-Gon Jinn. Foi um Mestre Jedi, que descobriu o caminho da imortalidade e um dos mais nobres e sábios da Ordem Jedi. Foi considerando um dissidente, mas muito amado por quem o conhecia. Qui-Gon Jinn era fortemente ligado à Força e passava muito tempo meditando e viajando nas profundezas de seus mistérios, indo mais além do que outros Mestres se aventuraram a ir. Na telona, foi vivido pelo ator Liam Neeson.

9. Obi-Wan Kenobi

Image mostra Ewan McGregor interpretando Obi-Wan Kenobi: personagem está vestindo um capuz marrom escuro e segurando um sabre de luz de cor azul
Imagem: Lucasfilm/Divulgação

Obi-Wan Kenobi, personagem que participou dos seis primeiros filmes de Star Wars, foi interpretado por Alec Guinness e por Ewan McGregor, em sua versão jovem.

De muita importância no enredo, Obi-Wan também teve várias outras referências. Outro que aparece na lista do American Film Institute como o 37º maior herói do cinema americano.

Obi-Wan é um dos últimos Jedi sobreviventes da execução da Ordem 66, que terminou com a instauração do Império. Ele foi o mestre de Anakin Skywalker e mesmo depois de ver o amigo ser corrompido pelo lado sombrio, Kenobi se exila em Tatooine, onde protege o filho do amigo/rival. Em Star Wars, lealdade e bravura são itens indispensáveis em personagens do bem.

10. Padmé Amidala (Padmé Naberrie)

A atriz Natalie Portman em cena como Padmé Amidala, no filme Star Wars
Divulgação

Rainha do planeta Naboo e, posteriormente, Senadora da República Galáctica, é uma das principais personagens da trilogia Star Wars, já que é a esposa de Anakin Skywalker (antes de se tornar Darth Vader), mãe de Luke Skywalker e Leia Organa e sogra de Han Solo. Foi interpretada por Natalie Portman.

Como rainha era aclamada por seus súditos. Sofreu muito durante sua fuga e morreu em um planeta destruído pela Estrela da Morte. Rainha e sofredora, só pode ser personagem do bem!

Tarja preta

Anakin Skywalker (Darth Vader), o vilão odioso mais amado da galáxia, poderia sim estar do lado do bem, com a construção de um personagem que passa por transformações, reviravoltas e uma verdadeira história de redenção. Mas sua magistral conduta como mau exige que o deixemos no rol dos vilões, campeão com louvor.