IA: Google protegerá clientes contra acusações de violação de direitos autorais

Seguindo a Microsoft e Adobe, o Google anunciou que protegerá seus clientes de acusações de violação de direitos autorais por uso de IA
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 17/10/2023 11h29, atualizada em 18/10/2023 20h37
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google disse que protegerá clientes que usam seus produtos de inteligência artificial caso sofram alguma acusação de violação de direitos autorais.

O que você precisa saber

  • Segundo a companhia, o cliente estará protegido caso alguém alegue que houve violação de direitos autorais como resultado do uso de dados para treinamento das ferramentas de IA do Google.
  • A empresa promete até indenizar o cliente.
  • Outras big techs já tinham anunciado medidas parecidas.
  • O posicionamento da empresa veio através de um comunicado:

Se você for contestado por motivos de direitos autorais, assumiremos a responsabilidade pelos possíveis riscos legais envolvidos (…) Independentemente dos dados de treinamento subjacentes a todos os nossos serviços, o Google indenizará você.

Google.

Leia mais:

Com isso, o Google se junta a outras big techs que tomaram medidas parecidas, como lembra o The Verge

Em setembro, a Microsoft disse que ajudaria a proteger seus clientes corporativos acusados de violação de direitos autorais por usar o Copilot, sua ferramenta de IA generativa. 

De forma semelhante, a Adobe informou que protegerá seus clientes de reivindicações por propriedade intelectual, privacidade e direitos de publicidade.

O Google

A medida é especialmente útil para quem usa serviços que utilizam inteligência artificial de alguma forma, como suas plataformas Vetex AI e Duet AI, capazes de gerar textos e imagens através do Google Workspace e Cloud.

Vale mencionar que o Bard, chatbot de IA da empresa, não é mencionado como uma das ferramentas cobertas pela proteção contra violação de direitos autorais.

Indenização por resultados gerados

A empresa lista todos os aplicativos e ferramentas que estão protegidos pela indenização de resultados gerados:

  • Duet AI no Workspace, incluindo texto gerado no Google Docs e Gmail e imagens geradas no Apresentações Google e no Google Meet;
  • Duet AI no Google Cloud, incluindo Duet AI para desenvolvimento assistido de aplicativos;
  • Pesquisa da Vertex AI;
  • Conversa da Vertex AI;
  • API de incorporação de texto Vertex AI/embeddings multimodais;
  • Legendas visuais/Perguntas e respostas visuais na Vertex AI;
  • APIs de código.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.