A Honda desenvolveu um robô que pode atuar em tarefas repetitivas em aeroportos, além de resolver desafios como a escassez de mão de obra nos locais. O primeiro protótipo da tecnologia está sendo enviado para o Aeroporto Pearson de Toronto, no Canadá.

Leia mais

publicidade

A tecnologia da Honda

  • O robô foi apresentado pela primeira vez como conceito pela Honda na CES em 2018.
  • Agora, chegou a hora de colocar a tecnologia em atuação.
  • Algumas das tarefas realizadas pela tecnologia incluem: dirigir ao redor da cerca perimetral de um aeroporto à procura de violações de segurança; transporte de cargas pelo asfalto; e reboque de carrinhos de bagagem.
  • O veículo também pode criar mapas para planejamento futuro e detectar obstáculos.
  • As informações são da The Verge.
Robô pode trabalhar em aeroportos (Imagem: divulgação/Honda)

Robô pode desempenhar várias funções no futuro

O robô é totalmente elétrico e usa um radar para detecção de obstáculos, bem como GPS para localização. Ele ainda é alimentado pela inteligência artificial.

Neste primeiro momento, a tecnologia será utilizada, ainda na fase de testes, apenas para inspeção de cercas perimetrais no aeroporto de Toronto. Mas, no futuro, a Honda diz que ele pode ser facilmente reaproveitado para transporte de carga e manutenção de terra, ou remoção de detritos.

publicidade

A empresa tem experiência no mundo da robótica, incluindo seu amado robô Asimo que foi aposentado em 2018. Ao longo dos anos, ele chegou a jogar futebol com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Na CES de 2018, a Honda apresentou um quarteto de novos conceitos de robôs, incluindo um bot companheiro, um veículo off-road autônomo e um par de conceitos de “mobilidade” para mover pessoas e coisas.