Para evitar golpes, Nubank compra URLs falsas; entenda a estratégia

O Nubank comprou dezenas de links falsos relacionados ao nome do banco que poderiam ser utilizados em fraudes online
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 18/10/2023 12h32
Nubank
(Imagem: rafapress / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Nubank anunciou a compra de dezenas de URLs (endereços de páginas) falsas que serão direcionadas para o seu portal de segurança.

Os endereços comprados eram utilizados por golpistas para confundir usuários com a intenção de aplicar fraudes online. Alguns exemplos de páginas adquiridas são nubankbrasil, nubank, nubank e wwwnubank.

A campanha, chamada de #PareceMasNãoÉoNubank, tem a intenção de conscientizar clientes sobre esse tipo de prática criminosa na internet, como observa Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank:

Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta.

Por isso, adquirimos domínios na internet que parecem do Nubank, mas não são — e que poderiam ser usados de forma maliciosa — e os redirecionamos para o site, um portal que ficará permanentemente disponível e concentrará informações e dicas de proteção contra fraudes e golpes.

Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank.

No site de segurança do Nubank, a instituição informa sobre as práticas fraudulentas mais comuns, como o golpe da falsa central, aplicativos com malware e perfis falsos.

O banco também destaca algumas táticas em comum usadas nesses golpes, como a urgência para resolver um suposto “problema”, solicitações de transferência de instituições ou pessoa conhecida e mais.

Fabiola Marchiori, vice-presidente de Engenharia e gerente-geral de Prevenção de Fraude do Nubank, explica que as táticas de engenharia social são pensadas pelos criminosos para induzir as vítimas para tomarem ações prejudiciais.

Manter as pessoas bem informadas sobre essa prática é muito importante porque, na maioria das vezes, existe uma participação não intencional das próprias vítimas para que o golpe se concretize.

Fabiola Marchiori, vice-presidente de Engenharia e gerente-geral de Prevenção de Fraude do Nubank.

Em caso de dúvidas, o Nubank conta com seu chat disponível 24h por dia no menu “Me Ajuda”, na tela inicial do aplicativo.

Para denunciar outras páginas falsas, e-mails suspeitos e tentativas de fraude envolvendo a instituição, o banco conta com uma página para denúncias que disponibiliza canais de atendimento SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.