Na coluna Olhar do Amanhã desta quarta-feira (18), o doutor Alvaro Machado Dias abordou um assunto que repercutiu muito entre nossos espectadores há algumas semanas: a máquina dos sonhos.

A startup Prophetic está desenvolvendo um dispositivo em forma de tiara que usa inteligência artificial e, segundo a empresa, estabiliza sonhos lúcidos — aqueles em que a pessoa sabe que está sonhando e pode controlar parte do que está acontecendo.

publicidade

Mas será mesmo que existe algum grande mistério envolvendo o sono ou então os sonhos em si que justifiquem um investimento em um equipamento como esse? Ou máquina dos sonhos é mesmo para ficar na ficção científica?

Para falar mais sobre o assunto, recebemos o neurocientista e colunista do Olhar Digital Alvaro Machado Dias. Ele explicou melhor essas questões, além de contar como funciona nosso cérebro quando temos sonhos lúcidos.

publicidade

Os sonhos acontecem, sobretudo em uma fase específica do sono, que é o sono R.E.M. Isso tem uma frequência, um modelo de ativação do cérebro. O sistema deles visa, primeiramente identificar quando a pessoa está nessa fase. E olha que coisa curiosa, apesar dos sonhos serem tão ricos do ponto de vista cognitivo, a atividade cerebral no córtex pré-frontal, ela não é das mais fortes e, as pessoas que têm sonhos lúcidos têm uma atividade frontal, especificamente pré-frontal mais elevada.

Alvaro Machado Dias

O Olhar do Amanhã é exibido toda quarta-feira no Olhar Digital News. Acompanhe!