Ao que tudo indica (de novo), as entregas do Cybertruck já têm um dia exato para acontecer. Segundo a Reuters, o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou durante apresentação de resultados, na quarta-feira (18), uma data oficial para finalmente liberar sua nova e esperada picape elétrica: a partir de 30 de novembro. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Desde a revelação do modelo em novembro de 2019, as entregas do Cybertruck são frequentemente adiadas — na mais recente, a Tesla adiou o evento de lançamento previsto para o terceiro trimestre de 2023; 
  • Recentemente, uma frota do veículo foi flagrada na Gigafactory Texas, o que levantou a expectativa de que a montadora anunciaria o novo evento de entrega do modelo em breve; 
  • Com a nova data confirmada, o preço da picape também deve ser divulgado no dia; 
  • Espera-se que o Cybertruck dispute espaço com o R1T da Rivian, o F-150 Lightning da Ford e o Chevrolet Silverado EV da General Motors — todas no auge do mercado aquecido de picapes elétricas. 

Leia mais! 

Apesar da notícia empolgar, Musk demonstrou cautela nas expectativas devido às dificuldades em aumentar a produção, o que mesmo com o lançamento oficial, pode ser um problema pela falta de continuidade nas entregas. A situação pode tornar o desafio ainda maior no que diz respeito ao fluxo de caixa — ele citou impactos nas margens de lucros da Tesla. 

publicidade

Cavamos nossa própria cova com o Cybertruck. 

Elon Musk, CEO da Tesla, em teleconferência de resultados. 

De acordo com a montadora, inicialmente a empresa tinha capacidade para fabricar mais de 125 mil Cybertrucks anualmente. Posteriormente, Musk alterou o número, acrescentando que havia potencial para 250 mil em 2025. Recentemente, um rastreador de reservas apontou que o EV já tem ao menos 2 milhões de pedidos, com a maioria dos clientes optando pelas versões com motor duplo e trimotor. 

O CEO confirmou que mais de 1 milhão de pessoas já reservaram o veículo.

publicidade

Cybertruck no atual cenário econômico  

Além da capacidade de produção, outra preocupação relacionada indicada por Musk foi a queda na procura por veículos elétricos no último ano. À medida que as taxas de juro mais elevadas aumentaram os custos de financiamento, desencorajaram os consumidores, exigindo cautela também do mercado. 

A montadora, que reavalia perspectivas econômicas, disse também estar repensando agora seus planos para a Gigafactory anunciada no México.