Ouve e desaparece: WhatsApp testa áudio com reprodução única

A nova função do WhatsApp está em fase de teste e não há informações sobre quando será lançada para todos os usuários
Por Estella Abreu, editado por Bruno Capozzi 19/10/2023 15h16, atualizada em 20/10/2023 21h12
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O WhatsApp está testando uma nova função que permite enviar mensagens de voz que só podem ser ouvidas uma vez pelo destinatário, conforme relatado pelo WABetaInfo.

A função está em fase de teste e disponível apenas para um grupo limitado de usuários de Android e iOS que estão com a versão beta do aplicativo.

Pra que tem pressa

  • O WhatsApp está testando um novo recurso que permite aos usuários enviar mensagens de voz que só podem ser ouvidas uma vez pelo destinatário.
  • A função está em fase de teste e disponível apenas para usuários com a versão beta do aplicativo.
  • O recurso é útil para usuários que desejam compartilhar informações confidenciais ou que desejam evitar que as mensagens de voz sejam salvas ou compartilhadas com outras pessoas.
  • No entanto, não há informações sobre quando essa função será lançada para todos.

Leia mais:

Segundo o site, a novidade foi identificada pela primeira vez nos códigos da versão beta do WhatsApp em uma atualização lançada em março.

Para utilizar, basta tocar em um ícone “1” que aparece ao lado da onda sonora da mensagem de voz enquanto você a grava, conforme a captura de tela compartilhada pelo site:

(Imagem: WABetaInfo/Reprodução)

Após ativar o modo de reprodução única e enviar a mensagem de voz, o remetente não poderá mais ouvi-la, e o destinatário só poderá ouvi-la uma vez, pois ela será automaticamente apagada depois disso.

A função é semelhante ao recurso “ver uma vez” do WhatsApp, que permite aos usuários enviar fotos e vídeos que só podem ser visualizados uma vez pelo destinatário.

Proteção e privacidade

Essa nova ferramenta pode ser útil para pessoas que desejam compartilhar informações confidenciais ou evitar que suas mensagens de voz sejam salvas ou compartilhadas por outros usuários.

Até o momento, a empresa controladora do WhatsApp, a Meta, não forneceu informações sobre quando essa função será lançada para todos.

Redator(a)

Estella Abreu é estudante de jornalismo no Centro Universitário Braz Cubas e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.