A Archer Aviation, uma das empresas mais conhecidas no ramo de eVTOLs (aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical), já definiu onde irá voar primeiro.

Na última semana, a companhia americana firmou um acordo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que fará da cidade a primeira parceira internacional da Archer. O plano é iniciar os voos comerciais em 2026.

publicidade

Leia mais:

A aeronave escolhida para prestar o serviço foi o Midnight, apresentada oficialmente no fim do ano passado.

publicidade
Maker, o eVTOL ultrassilencioso da Archer
O Midnight, da Archer Avation, foi revelado em dezembro de 2022. Imagem: Divulgação/Archer Aviation

Nosso objetivo é aprovar o táxi aéreo da Archer para voar nos Emirados Árabes Unidos (…) estamos muito entusiasmados em colaborar para trazer táxis aéreos elétricos para o país

Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor Geral da Autoridade de Aviação Civil.

Trazer a aviação elétrica para os Emirados Árabes ajudará a desbloquear o congestionamento com emissões zero e trará investimentos e empregos para a região na próxima década

Badr Al-Olama, Diretor Geral Interino do Escritório de Investimentos de Abu Dhabi

A companhia, que já captou mais de US$ 1 bilhão em investimentos, confirmou ainda que terá a primeira sede fora dos Estados Unidos também em Abu Dhabi.

Archer também é parceira da Força Aérea dos EUA

Vale destacar que a Archer conta com outros parceiros de peso na aviação, como a United Airlines e a Boeing, e também recebeu financiamento de empresas do ramo automobilístico e até das forças armadas dos Estados Unidos.

publicidade

Um acordo recente com a Força Aérea americana prevê um investimento de US$ 124 milhões e a entrega de seis unidades da aeronave Midninght para a frota dos militares, o que deve acontecer já em 2024.