Confira alguns destaques da edição desta sexta-feira (20):

Alerta! Brasil terá novos recordes de temperatura

De acordo com as últimas previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), o fenômeno climático El Niño irá continuar durante o primeiro semestre de 2024. E, já nos próximos dias, podemos ter recordes de temperatura no país!

Olhar Espacial: a pequenez humana na imensidão do universo

No Olhar Espacial desta sexta-feira (20), o astrônomo e colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita falou sobre a pequenez humana na imensidão do universo. Na semana do evento astronômico mais importante dos últimos anos no Brasil, não se falava em outro assunto nos noticiários que não fosse, infelizmente, a guerra. Mas, como disse Roberto Carlos, “não importa os motivos da guerra, a paz ainda é mais importante que eles”. E quem discorda desta frase, talvez não tenha se aprofundado no estudo dos astros — e certamente não reconhece a pequenez humana e a insignificância de nossas aspirações diante da vastidão do Universo.

Governo lança cartilha para ensinar pais a monitorar filhos na internet

Como vimos aqui no Olhar Digital News, nesta semana, uma plataforma digital foi lançada pelo Governo Federal para auxiliar pais e responsáveis na supervisão das atividades de crianças e adolescentes na internet. Ela se chama “De Boa na Rede” e reúne guias sobre mecanismos de proteção disponibilizados pelas principais plataformas acessadas pelos brasileiros. Para falar mais sobre o assunto, conversamos com a Cláudia Costin, presidente do Instituto Singularidades.

publicidade

Brasil conquista cinco medalhas em olimpíada latina de astronomia

O Brasil foi um dos grandes destaques da 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O evento foi realizado no Centro de Inovação em Ciências Espaciais do Panamá, na cidade de Chiriqui. A equipe brasileira conquistou cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata.

Você iria do Polo Norte ao Polo Sul em um carro elétrico?

Dois aventureiros estão em uma expedição ousada, chamada Pole to Pole — ou, traduzindo, de Polo a Polo. Os exploradores Chris e Julie Ramsey, um casal, estão dirigindo um carro totalmente elétrico por mais de 27 mil quilômetros desde o Polo Norte no Oceano Ártico congelado, até o Polo Sul na Antártica. A iniciativa é da Nissan e o carro em que eles estão é o Ariya. Na expedição de nove meses pelas Américas, eles estão mostrando a capacidade dos veículos elétricos. O colunista do Olhar Digital Carlos Mattos foi ao Chile conhecer o veículo.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!