Ciência e Espaço

Aos 31 anos, morre Bobi, o cachorro mais velho do mundo

A imprensa de Portugal confirmou, nesta segunda-feira (23), a morte do cachorro mais velho do mundo. Reconhecido pelo Guinness Book, Bobi nasceu em 11 de maio de 1992 e morava numa casa em Conqueiros, um vilarejo perto da cidade de Leiria, a cerca de 150 quilômetros da capital, Lisboa.

Leia mais

Expectativa de vida média da espécie é de 12 a 14 anos

  • Neste ano, o cãozinho ganhou uma festa com mais de 100 convidados para comemorar os 31 anos.
  • Os festejos contaram com carne, como porco no espeto, e peixe para os visitantes, além de acompanhamentos sem temperos para o aniversariante, já que Bobi sempre se alimentou de comida humana sem condimentos.
  • Um legítimo Rafeiro do Alentejo, uma raça de cão pastor típica da região de Leiria, sua expectativa de vida média seria de 12 a 14 anos.
  • No entanto, Bobi foi muito mais longe, o que pode ser comprovado graças aos registros que a família Costa, seus tutores, realizaram junto às autoridades veterinárias locais quando ele ainda era filhote.
  • As informações são do UOL.

O segredo da longevidade do cachorro Bobi

Bobi teve sua documentação regularizada pelo Serviço Médico-Veterinário de Leiria meses após o nascimento. Sua idade também pode ser confirmada pela SIAC, uma base de dados para pets do governo português que é gerenciada pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários.

O cão teve uma vida tranquila rodeada de gatos, conforme contou o tutor. Leonel Costa acredita que o motivo da longevidade do pet seja justamente o “ambiente calmo” em que morava, uma região de fazendas e florestas, longe da cidade. O animal nunca esteve em uma coleira. Além disso, recebia uma “dieta variada, à base de carne e peixe”, o mesmo que a família consome.

Leonel vê como confirmação de sua teoria o fato de que outros dos pets da casa também viveram bastante. Gira, a mãe de Bobi, chegou aos 18 anos. Chicote, outro cão da família, tinha 22 anos quando faleceu.

Esta post foi modificado pela última vez em 23 de outubro de 2023 12:03

Compartilhar
Publicado por
Alessandro Di Lorenzo