Califórnia suspende operações de robotáxis da Cruise

Decisão foi tomada após mais um caso de acidente envolvendo um veículo autônomo da Cruise na cidade de São Francisco
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 24/10/2023 16h40
Cruise
(Imagem: Michael Vi / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Cruise, subsidiária da General Motors (GM), confirmou a paralisação temporária das operações dos carros autônomos da empresa em São Francisco. O comunicado foi divulgado após as autoridades da Califórnia, nos Estados Unidos, informarem a suspensão das licenças para transporte de passageiros pelos robotáxis sob alegação de riscos reais para a segurança pública.

Leia mais

Nas últimas semanas, após uma série de acidentes com os veículos autônomos, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos abriu uma investigação para determinar se a Cruise tem adotado as medidas de segurança adequadas para o oferecimento do serviço. Em dezembro do ano passado, o mesmo órgão anunciou que iria apurar relatos de que os robotáxis “podem se envolver em frenagens bruscas inadequadas ou ficar imobilizados”.

Agora, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia indicou que “os veículos do fabricante não são seguros para o funcionamento do público” e que a empresa “deturpou qualquer informação relacionada à segurança da tecnologia autônoma de seus veículos”. A conclusão está relacionada a um caso de atropelamento registrado no dia 2 de outubro na cidade de São Francisco.

De acordo com a Cruise, “um veículo conduzido por humanos atingiu a pedestre enquanto trafegava na pista imediatamente à esquerda de um veículo autônomo”. Ainda segundo o comunicado divulgado, o impacto teria sido tão grande que lançou a mulher contra o carro robotáxi.

Após o anúncio dos resultados da investigação, a Cruise informou que equipes da empresa “estão atualmente fazendo uma análise para identificar possíveis melhorias na resposta a esse tipo de evento extremamente raro”. Não foram divulgados detalhes sobre o tempo da suspensão das operações dos veículos autônomos.

A suspensão das operações da Cruise acontece logo depois da empresa ter anunciado um prejuízo de US$ 723 milhões, mais de R$ 3,6 bilhões, durante o terceiro trimestre de 2023. As informações são da Reuters.

Robotáxi da Cruise
Carro autônomo da Cruise (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Longo histórico de ocorrências envolvendo os veículos autônomos

  • Em agosto, um Cruise colidiu com um caminhão de bombeiros, deixando uma pessoa ferida.
  • Após o acidente, a empresa reduziu pela metade o número de veículos na cidade.
  • Uma semana antes desse caso, a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia votou para permitir serviços pagos de robotáxi 24 horas por dia, 7 dias por semana em São Francisco.
  • A medida, no entanto, causou divergências.
  • Algumas autoridades municipais e moradores da cidade citam os recorrentes acidentes envolvendo os carros autônomos.
  • Segundo um levantamento dos bombeiros de São Francisco, veículos com a tecnologia interferiram em pelo menos 66 ocorrências desde maio de 2022.
  • A corporação observa que os carros autônomos já invadiram cenas de ocorrências policiais, bloquearam cruzamentos e obstruíram a passagem de veículos de emergência.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.