Robin Williams é considerado um dos maiores comediantes de todos os tempos. Sua habilidade cômica, incrível capacidade de improvisação e pensamento rápido e criativo deixaram todos maravilhados com sua genialidade e geraram profunda admiração. 

Sua carreira no cinema e na televisão é inesquecível, com mais de 100 produções que incluem performances brilhantes tanto em papéis cômicos quanto dramáticos. 

publicidade

Infelizmente, Williams nos deixou em 2014, aos 63 anos de idade. Que tal celebrar a carreira desse grande astro? A seguir, apresentamos uma lista dos 10 melhores filmes e séries que destacam o brilho e o talento de Robin Williams.

Mork & Mindy (1978 – 1982)

“Mork & Mindy” (1978 – 1982) / Crédito: ABC (divulgação)

Robin Williams impressionou todos os executivos da ABC e os produtores da popular série “Happy Days” quando participou de um episódio do show como substituto de última hora. Vivendo o alienígena Mork, Williams mostrou todo o seu impressionante talento cômico e de improvisação e foi contratado prontamente. 

publicidade

Daí, surgiu o spin-off “Mork & Mindy”, uma sitcom que contava a história de Mork, um alienígena do planeta Ork que chega à Terra, e Mindy (Pam Dawber), sua amiga e futuro interesse romântico que o ajuda a se adaptar à vida na América.

Leia também:

publicidade

Bom Dia, Vietnã (1987)

“Bom Dia, Vietnã ” (“Good Morning, Vietnam”, 1987″) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+.

Em “Bom Dia, Vietnã”, Williams vive Adrian Cronauer, um hilário DJ de rádio do exército que é designado para a estação de rádio militar em Saigon para trazer um pouco de alegria para os soldados. No entanto sua visão irreverente da guerra entra em conflito com seu oficial superior (vivido por J.T. Walsh), que passa a censurá-lo. 

publicidade

Dirigido por Barry Levinson, a performance de Williams nesse filme recebeu altos elogios e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator principal em 1988.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

“Sociedade dos Poetas Mortos” (“Dead Poets Society”, 1989) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+.

Um dos filmes mais elogiados da filmografia de Robin Williams pela crítica é “Sociedade dos Poetas Mortos”, drama dirigido por Peter Weir. Sua performance nesse filme lhe rendeu sua segunda indicação ao Oscar como melhor ator principal em 1990.

O longa-metragem se passa em 1959 em uma prestigiosa e tradicional escola preparatória para rapazes. Williams vive um professor de literatura inspirador e com métodos pouco ortodoxos, que acaba impactando e influenciando os seus alunos. O elenco ainda conta com um jovem Ethan Hawke em início de carreira.

Tempo de Despertar (1990)

“Tempo de Despertar” (“Awakenings”, 1990) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Baseado no livro do neurologista e escritor Oliver Sacks, “Tempo de Despertar” traz Williams ao lado de outro gigante do cinema americano: Robert De Niro. A obra é ambientada nos anos 60, e conta a história de um médico interpretado por Robin Williams que trabalha em um hospital psiquiátrico no Bronx onde os pacientes estão em estado catatônico. 

Após muito estudo e pesquisa, o médico consegue desenvolver um tratamento experimental envolvendo o medicamento L-DOPA e obtém resultados impressionantes.

O Pescador de Ilusões (1991)

“O Pescador de Ilusões” (“The Fisher King”, 1991) / Crédito: Tri-Star Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV, Microsoft Store e Apple TV.

“O Pescador de Ilusões”, dirigido por Terry Gilliam, é uma comédia dramática com toques de fantasia. A obra conta com uma das atuações mais aclamadas de Robin Williams, rendendo-lhe uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. O longa também é estrelado por Jeff Bridges e Mercedes Ruehl, que ganhou o Oscar de Melhor atriz coadjuvante por esse trabalho.

O filme centra-se no encontro e na amizade entre esses dois desajustados com realidades terriveis. Um deles é Jack Lucas (Bridges), um radialista cuja vida desmorona após uma tragédia desencadeada por uma piada em seu programa. O outro é Parry (Williams), um ex-professor que se torna um morador de rua após perder sua esposa no mesmo incidente e vive imerso em um mundo imaginário.

Uma Babá Quase Perfeita (1993)

“Uma Babá Quase Perfeita” (“Mrs. Doubtfire”, 1993) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Robin Williams encarna duas personalidades nesta comédia familiar dirigida por Chris Columbus. Em “Uma Babá Quase Perfeita”, Williams interpreta um pai divorciado que concebe um plano incomum para ficar mais próximo de seus filhos: ele se disfarça como uma governanta idosa e consegue ser contratado por sua ex-esposa como babá de seus próprios filhos.

A partir daí, uma série de confusões ocorrem enquanto o pai tenta manter sua dupla identidade. O filme também apresenta Sally Field, Pierce Brosnan e Lisa Jakub no elenco.

Jumanji (1995)

“Jumanji” (1995) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Clássico da infância de muita gente, “Jumanji” é um filme de aventura e fantasia dirigido por Joe Johnston, que impressionou a todos na época por seus efeitos especiais. Robin Williams estrela a produção ao lado de Bonnie Hunt, Kirsten Dunst, Bradley Pierce e David Alan Grier.

Na história, o garoto Alan Parrish é sugado para dentro de um misterioso jogo de tabuleiro chamado Jumanji em 1969. 26 anos depois, duas crianças encontram Jumanji e decidem jogá-lo. Ao fazer isso, Alan (Williams) é libertado. Agora, eles devem terminar o jogo, se não calamidades irão acontecer.

Gênio Indomável (1997)

“Gênio Indomável” (“Good Will Hunting”, 1997) / Crédito: Miramax Films (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine.

Um dos melhores trabalhos da carreira de Williams, “O Gênio Indomável” é um filme dirigido por Gus Van Sant (“Garotos de Programa”, “Elefante”) e conta com o roteiro original premiado no Oscar de 1998 co-escrito por Matt Damon e Ben Affleck, que também atuam no filme. Williams também foi agraciado com a sua primeira e única estatueta do Oscar por sua performance nesse filme, ganhando a indicação por Melhor Ator Coadjuvante.

Na trama, Will (Damon) é um gênio da matemática, mas é rebelde e tem uma vida complicada por questões emocionais e comportamentais. Trabalhando como faxineiro do MIT, sua genialidade é descoberta quando ele resolve um problema matemático altamente complexo. Agora, ele conta com a ajuda de um professor universitário (Stellan Skarsgård) e, principalmente, de um terapeuta (Williams) para deslanchar o seu enorme potencial.

O Homem Bicentenário (1999)

“O Homem Bicentenário” (“Bicentennial Man”, 1999) / Crédito: Columbia TriStar Film Distributors International (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

A adaptação de um conto de Isaac Asimov, “O Homem Bicentenário”, é um drama leve e humanista dirigido por Chris Columbus. O longa trata de temas como inteligência artificial, mortalidade, a passagem do tempo e o que nos faz humanos. Embora a produção não tenha recebido o apreço da crítica e tenha tido um desempenho fraco nas bilheteiras, a atuação de Robin Williams foi elogiada.

O filme explora a história de um robô (Williams) que serve a uma família e que incorpora características humanas e emoções, lutando pelo reconhecimento legal como ser humano. O elenco ainda conta com Sam Neill, Embeth Davidtz, Wendy Crewson e Oliver Platt.

The Crazy Ones (2013 – 2014)

“The Crazy Ones” (2013 – 2014) / Crédito: 20th Century Fox Television (divulgação)

Um dos últimos trabalhos de Robin Williams foi na sitcom “The Crazy Ones”. A série conta com apenas 1 temporada de 22 episódios

Além de Williams, o show é estrelado por Sarah Michelle Gellar, a Buffy de “Buffy, a Caça-Vampiros”. Na trama, eles eram pai e filha e lideravam uma agência de publicidade.