Série sobre acidente com avião da Chapecoense chegará à HBO Max

"Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia" é um dos documentários indicados ao Emmy Internacional deste ano
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 26/10/2023 14h36, atualizada em 12/12/2023 18h57
Memorial-chape-1
Imagem: A.RICARDO/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A maior tragédia aérea com uma equipe de futebol vai ser retratada em uma minissérie que chega à plataforma de streaming HBO Max no dia 3 de novembro. “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia” conta com entrevistas com sobreviventes e familiares das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense, e é uma das indicadas ao Emmy Internacional deste ano, na categoria Melhor Documentário.

Leia mais

Dividido em quatro episódios, o documentário busca respostas para as causas da tragédia que matou 71 pessoas. A produção conta com entrevistas com sobreviventes como os atletas Alan Ruschel e Hélio Neto, além de familiares e amigos próximos dos jogadores e outros profissionais do clube vítimas do acidente.

Além disso, serão utilizadas imagens feitas pelos próprios jogadores durante a viagem e dramatizações que reconstituem as situações que antecederam a queda do avião na madrugada do dia 28 de novembro de 2016.

Participam, ainda, os jornalistas esportivos Juca Kfouri e Alex Sabino, o ex-jogador Romário, além de Ricardo Albacete, fundador da companhia aérea Lamia, e Marcos Rocha, ex-piloto e proprietário da empresa. As informações são do UOL.

Relembre a tragédia com o avião da Chapecoense

  • Em 29 de novembro de 2016, o avião que levava a delegação Chapecoense para a partida de ida da final da Copa Sul-Americana, na Colômbia, caiu nas proximidades de Medellín.
  • A aeronave transportava jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas para a partida contra o Atlético Nacional.
  • Em 2018, a Aeronáutica Civil da Colômbia concluiu a investigação e confirmou que o combustível do avião era insuficiente para o voo entre Santa Cruz, na Bolívia, e a Colômbia.
  • O acidente ocorreu por esgotamento de combustível como consequência da falta de gestão de risco apropriada pela Lamia.
  • Sem o combustível, os motores pararam de funcionar, e o avião planou até bater.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.