A bipolaridade é um transtorno de difícil diagnóstico, podendo levar anos de acompanhamento psicológico ou ser confundido com outras condições com sintomas semelhantes, como a depressão. Um novo estudo da Universidade de Cambridge descobriu uma forma de detectar a bipolaridade usando um teste sanguíneo, que sozinho pode diagnosticar até 30% dos pacientes com o transtorno.

Leia mais:

publicidade

Bipolaridade vs. outros transtornos

O Dr. Jakub Tomasik, primeiro autor do estudo, escreveu que muitas vezes quadros bipolares são confundidos com os de depressão, já que alguns dos sintomas são semelhantes. Além disso, a maioria das pessoas procura tratamento quando está em um período ruim, o que dificulta um diagnóstico mais preciso.

No entanto, as duas condições requerem tratamentos diferentes e é importante ter um diagnóstico correto.

publicidade

É nesse contexto que surge o estudo.

Imagem: mrmohock / Shutterstock.com

Teste sanguíneo para bipolaridade

  • Para chegar ao exame de sangue, os pesquisadores utilizaram amostras de um estudo realizado no Reino Unido entre 2018 e 2020 para identificar transtorno bipolar em pessoas que tinham recebido diagnóstico de perturbação depressiva nos cinco anos anteriores.
  • Três mil pacientes foram recrutados online e submetidos a uma série de 600 perguntas sobre hábitos, informações relevantes de saúde mental, histórico na família e episódios depressivos, por exemplo. Ao final, mil foram selecionados.
  • Os mil participantes tiveram que enviar uma amostra de sangue seco proveniente de uma picada no dedo, para que o estudo analisasse cerca de 600 componentes metabólicos.
  • De acordo com o site Medical Xpress, 241 pacientes foram efetivamente incluídos no estudo e a análise dos dados mostrou um sinal significativo de um biomarcador para transtorno bipolar.
  • Esse biomarcadores eram relacionados a sintomas ou episódios ao longo da vida e indicavam a bipolaridade.
  • Então, os pesquisadores descobriram que essas informações obtidas pelo sangue melhoraram o diagnóstico de transtorno bipolar, especialmente nos casos em que ele não era óbvio ou existiam dúvidas.
Imagem: H_Ko – Shutterstock

Conclusões

O exame de sangue detectou bipolaridade em até 30% dos pacientes sozinho, mas funciona ainda melhor quando aliado a uma avaliação psiquiátrica ou de saúde mental.

publicidade

Para os pesquisadores, ele é importante porque, além de melhorar o diagnóstico, melhora a eficiência do sistema de saúde e alivia a pressão sobre os profissionais da área.

Além disso, Tomasik destacou que alguns pacientes preferiram saber do diagnóstico pelo sangue e isso é possível porque transtornos mentais, assim como qualquer outa condição do corpo, afetam não só mentalmente, mas também biologicamente.

Descobrimos que alguns pacientes preferiram o teste do biomarcador porque era um resultado objetivo que eles podiam ver. A doença mental tem uma base biológica e é importante que os pacientes saibam que não está na sua mente. É uma doença que afeta o corpo como qualquer outra.

Dr. Jakub Tomasik