Você sabia que há comunidades que vivem no deserto, como no Saara? Esse local possui condições climáticas extremas, já que as temperaturas podem ultrapassar 50º C, mas mesmo assim, 2,5 milhões de pessoas vivem lá.

Leia mais:

publicidade

Como esses povos vivem lá?

O espaço tem 9 milhões de quilômetros quadrados, entre o norte da África e o Oceano Atlântico. Além disso, há as dunas de areia, salinas, planaltos rochosos e água subterrânea ou rios.

Locomoção

Mas se o estilo de vida é nômade, ou seja, as pessoas se locomovem bastante e não tem um local fixo, como eles se deslocam? Para eles é algo simples, pois utilizam a arte de navegar por meio das paisagens, utilizando as estrelas para se orientarem e encontrarem a direção correta em cada período do ano.

publicidade

Alimentação

A alimentação desse grupo é regrada com tâmaras e outras comidas advindas da agricultura, que é possível quando eles conseguem se estabelecerem em regiões com terras férteis. Além disso, os nômades criam animais como cabras, camelos e ovelhas. Dessa forma, é possível ter laticínios e carne.

Hidratação

A água pode ser encontrada em poços de mina. Além disso, os povos utilizam algumas técnicas para estocar a água. Em uma matéria do Câmera Record, por exemplo, foi exibido que a água que uma das famílias do deserto bebe, fica armazenada no couro de uma cabra. Dessa forma, o líquido se mantém um pouco mais frio para aguentar o calor do deserto.

publicidade

Com o calor extremo, como não perder a água do corpo?

O conhecimento dessas comunidades é algo muito importante para a sobrevivência deles. Assim, eles se vestem com roupas de cores mais claras e também que sejam largas. Então, quando os raios do sol batem, são refletidos e cobrem por completo os corpos, dessa forma, é evitado que as pessoas fiquem desidratadas.

Mudanças climáticas: como ficam as comunidades?

Todo o conhecimento adquirido pelos nômades ao longo dos anos está sendo colocado cada vez mais em jogo por conta do aumento das temperaturas. Por exemplo, os ciclos de chuva têm sido alterados, o que tem prejudicado a todos que vivem lá, inclusive as plantas e animais.

publicidade

Além disso, há a expansão do deserto, o que faz com que a exploração humana aumente, assim há um maior desmatamento. E, com as mudanças de clima, a terra fica com uma maior tendência à erosão, assim ela fica desgastada e todo o ecossistema ameaçado.