Meta suspende exibição de anúncios para menores de 18 anos na Europa

As alterações valem para Instagram e Facebook e chegam para atender as normas da UE sobre anúncios direcionados
Gabriel Sérvio30/10/2023 11h36
meta mark zuckerberg
Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock
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O Facebook e o Instagram, ambos controlados pela Meta, não vão mais exibir anúncios para menores de 18 anos na Europa. A empresa confirmou a mudança nesta segunda-feira (30) junto com os novos planos de assinatura.

O que muda

  • A pausa nos anúncios para menores será temporária e começa a valer no dia 6 de novembro, próxima segunda-feira, na União Europeia.
  • Usuários maiores de idade terão duas escolhas: permitir que a empresa use sua atividade nos serviços para direcionar anúncios ou pagar a assinatura mensal para continuar usando o Facebook e o Instagram sem anúncios

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A oferta de assinaturas e a pausa nos anúncios são grandes mudanças para a Meta no mercado europeu. Ambas foram adotadas para atender as rígidas leis de privacidade da UE, destaca o The Wall Street Journal.

Uma das normas que regulamenta as mídias sociais, proíbe justamente a exibição de anúncios para menores. 

O que diz a Meta

A empresa de Mark Zuckerberg disse que a suspensão continuará pelo menos nos próximos meses, enquanto “avalia o impacto das novas regulamentações da UE”.

Sobre o novo plano de assinatura, a big tech afirma que a mudança atende à legislação da UE, já que há uma regra que determina que empresas de mídia social podem cobrar uma taxa de quem não concorda com o uso de dados para determinados fins, como direcionamento de publicidade.

A empresa observou ainda que outras plataformas também adotam a mesma estratégia para oferecer serviços sem anúncios, incluindo YouTube, Netflix e Spotify, por exemplo.

Acesso gratuito continua?

Segundo a Meta, o acesso gratuito continuará disponível em seus produtos para quem não deseja pagar.  A empresa acrescenta ainda que a experiência dos usuários não pagantes não mudará em nada.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.