Samsung segue na liderança no mercado de smartphones e na frente da Apple

A Samsung lidera as vendas globais de smartphones durante o terceiro trimestre de 2023 com 58,6 milhões de celulares vendidos
Por William Schendes, editado por Bruno Ignacio de Lima 01/11/2023 11h26
Samsung
(Imagem: Framesira/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung manteve sua liderança no terceiro trimestre de 2023 como a empresa que mais vendeu smartphones durante o período (58,6 milhões). Conforme mostrou o levantamento da Canalys, a marca sul-coreana conta com uma participação de mercado de 20%, seguida pela Apple com 17% e Xiaomi com 14%.

Em comparação com o terceiro trimestre, a Samsung e Apple tiveram uma queda de crescimento anual de -9% e -6%, respectivamente. Já a Xiaomi teve um aumento de 2% e a fabricante chinesa Transsion registou um crescimento de 40%.

Leia mais:

Confira a lista completa de participação de mercado por empresa:

Canalys
(Imagem: Reprodução/ Canalys)

Segundo Lucas Zhong, analista da Canalys, os resultados indicam que a liderança da Samsung é motivada pelo lançamento de seus dobráveis Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5. No entanto, à medida que as opções de dobráveis estão aumentando, a marca enfrentará um novo desafio para dominar o segmento de dobráveis.

O analista também considera que a adição da porta USB-C para os modelos de iPhone 15 “ajudaram a empresa a manter um volume mais forte do que o esperado e, dessa forma, mantendo a presença da marca no segmento sofisticado”.

Queda de 1% no mercado global de smartphones

O mercado global de smartphones caiu 1%, indo para 293,4 milhões no terceiro trimestre. Essa queda é atribuída às incertezas macroeconômicas e geopolíticas globais, como aponta o relatório.

No médio a longo prazo, a estimativa é de uma desaceleração no crescimento do mercado de smartphones, como avaliou Toby Zhu analista da Canalys:

As incertezas macroeconômicas e geopolíticas globais trouxeram fragilidade à recuperação nascente e às operações do canal. As previsões da Canalys sugerem uma desaceleração do crescimento do mercado de smartphones a médio e longo prazo. O monitoramento meticuloso do giro de estoque e da demanda final é fundamental para evitar turbulência causada por estoques elevados.

Toby Zhu, analista da Canalys.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.