UE proíbe Meta de veicular publicidade direcionada no território; entenda

Proibição já havia sido aceita na Noruega e impede Meta de usar dados de usuários para direcionar publicidade
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Ignacio de Lima 01/11/2023 15h42
Martelo de tribunal colocado em laptop com o logotipo da Meta na tela.
(Imagem: mundissima / Shutterstock.com)
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O Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) concordou nesta quarta-feira (01) em estender uma medida adotada na Noruega que proíbe a Meta de utilizar “publicidade comportamental” no Instagram e no Facebook em todos os países da União Europeia. A Noruega não é membro da UE, mas faz parte do Espaço Econômico Europeu e já havia imposto limites e multas à big tech em seu território.

A publicidade comportamental é aquela direcionada, em que a Meta usa a coleta e tratamento de dados para direcionar anúncios específicos para cada usuário.

Leia mais:

Fim da publicidade comportamental na UE

  • Na Noruega, a medida já era vigente e, desde 7 de agosto, a Meta está sujeita a multas diárias de 1 milhão de coroas (cerca de R$ 445 mil) por violá-la.
  • Em setembro, o regulador de dados norueguês, Datatilsynet, enviou essa ação para a UE.
  • De acordo com o EDPB, o órgão tomou a decisão de aceitar a medida em 27 de outubro em caráter de urgência, e a empresa tem duas semanas para fazer valer a proibição e tirar a publicidade comportamental.
  • A multa final expira em 3 de novembro e, se a empresa não acatar, pode sofrer penalidades graves no território europeu. Uma delas inclui uma multa de 4% do volume de negócios global.
Bandeira da União Europeia em dia ensolarado
(Imagem: Dusan_Cvetanovic/Pixabay)

O que a Meta diz

Nesta quarta-feira, a Meta respondeu à Reuters que já havia indicado à União Europeia e ao Espaço Econômico Europeu que estava trabalhando em medidas relacionadas à publicidade comportamental. Uma das opções era criar um modelo de assinatura, em que os usuários consentem à coleta e uso de dados.

De acordo com um porta-voz da empresa, esse plano estava em andamento há semanas, com a ciência do EDPB, e a nova medida estaria ignorando esse processo.

A proibição, se for acatada pela Meta, vai mudar a forma como a publicidade opera no Instagram e no Facebook, impactando cerca de 250 milhões de usuários na Europa.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.