Esses são alguns destaques da edição desta quarta-feira (1):
Você já teve a sensação de que o tempo está passando mais rápido? A semana começa e, num piscar de olhos, já estamos no final de semana. Ou, o contrário: você mal consegue descansar no sábado e domingo e já é segunda-feira mais uma vez. Para falar sobre o assunto, recebemos o neurocientista e colunista do Olhar Digital News Alvaro Machado Dias.
Parece que a ressaca pós-pandemia das gigantes da tecnologia está chegando ao fim. Depois de dois anos de desaceleração econômica, a Meta, Microsoft, Amazon e Alphabet (controladora do Google) apresentaram relatórios financeiros com um cenário mais positivo. Conforme aponta o The Wall Street Journal, a receita média das quatro empresas no último trimestre cresceu 13% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa foi a taxa mais alta desde o último trimestre de 2021.
Limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Essa foi a meta proposta no Acordo de Paris, assinado em 2015, para combater o aquecimento global. No entanto, ela parece cada vez mais distante. Para piorar, cientistas alertam que essa marca deve ser ultrapassada até 2030, desencadeando efeitos cada vez mais devastadores para o planeta e, consequentemente, para a humanidade.
A colonização de outros planetas não parece mais ser uma realidade tão distante. Mas algumas dúvidas ainda permanecem. Por exemplo, seremos capazes de nos reproduzirmos fora da Terra? Pesquisadores realizaram um experimento com camundongos no espaço para tentar responder essa questão. A pesquisa foi publicada na revista iScience.
Se você acha que o preço de tudo anda mais salgado, saiba que não para por aí. Nosso planeta está mais salgado, graças às atividades humanas. É o que alerta uma pesquisa, divulgada na revista Nature Reviews Earth & Environment, na terça-feira (31).
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de novembro de 2023 21:44