Em seu aparelho Android, se você tentar excluir os aplicativos com privilégios do administrador, não vai conseguir de forma comum. No entanto, é possível modificar algumas preferências e também ajustar detalhes nas configurações para remover o app do celular.
Leia mais:
- Android 14 chega a (alguns) celulares da Xiaomi; veja lista
- Samsung pode oferecer atualizações por ainda mais tempo; entenda
- Bug no Android 14: Google investiga problema que afeta perfis múltiplos
Apps que não podem ser desinstalados
Geralmente, os apps que são do sistema android não podem ser desinstalados. Isso porque eles são essenciais para que o dispositivo continue funcionando normalmente. Por exemplo, o relógio e calculadora. Esses são impossíveis de serem excluídos.
Há também os pré-instalados, que já vem no celular antes mesmo dele ser comprado. Eles não podem ser excluídos, mas o usuário tem a possibilidade de desativá-lo para liberar mais espaço. O Moto e Samsung Pay são exemplos desses aplicativos.
E ainda tem os aplicativos com privilégios de administrador. Esses pegam a permissão do usuário e conseguem ter acesso a alguns recursos do smartphone. Isso faz com seja mais difícil desinstalá-los. Mas, há como retirar esses apps.
Como remover aplicativos com privilégios de administrador?
Tempo necessário: 1 minuto.
A seguir, confira o passo a passo.
- Acesse as configurações e clique em “segurança”
Ao acessar as configurações de seu aparelho, você deve clicar em “segurança” e na sequência apertar em “App do administrador de dispositivo”.
- Desative o app
Vá no aplicativo que você deseja desinstalar e aperte no ícone deslizante azul para desativar a permissão para o app ter acesso a alguns recursos no smartphone. Depois clique em “Desativar o app do administrador de dispositivo”.
- Exclua o aplicativo
Após fazer o processo descrito acima, exclua o app de forma convencional. Clique e segure em cima do ícone, toque em “informações do app” e depois selecione “desinstalar”.