Está chegando a época do ano que tanto as marcas quanto os consumidores adoram: a Black Friday. A data, que é tão importante quanto Natal, Dia dos Pais e Dia das Mães para o comércio, rendeu mais que R$ 3 bi só no ano passado. Neste ano, ela está marcada para o dia 24 de novembro e já está ganhando anúncios especiais na TV aberta, como geralmente acontece.

Um estudo realizado pela Tunad revelou que esse é um dos principais canais usados pelas grandes varejistas para impulsionar as vendas da época e está crescendo cada vez mais.

A Black Friday bilha na TV

  • Segundo os dados da Tunad, o número de anúncios relacionados à Black Friday na TV aberta cresceu 14,7% de 2021 para 2022, considerando as propagandas que antecedem a data.
  • O responsável pelo aumento foi, em grande parte, as grandes varejistas online como Shopee, Mercado Livre e Amazon.
  • Estima-se que para esse ano, os anúncios na TV aumentem 10% em relação a 2022.

Leia mais:

Quais marcas mais anunciam na TV durante a Black Friday?

  • A Shopee é marca que mais anunciou na TV atualmente, sendo responsável por 13% das inserções em 2021, aumentando sua presença para 16% em 2022.
  • Em 2021, a Amazon representou 12% dos anúncios. Esse número subiu para 14% em 2022.
  • No mesmo período, o Mercado Livre viu sua participação crescer de 7% para 8%. Inclusive, a empresa se destacou em “Uplifts” (aumento nas buscas no Google) em 2022.
  • Por exemplo, nas inserções nas emissoras de TV aberta de São Paulo, o Mercado Livre obteve uma média de 261 buscas adicionais por cada aparição.
  • A Shopee teve uma média de 195 buscas adicionais e a Amazon registrou uma média de 140 buscas.

Como foi realizada a coleta de dados?

Com um sistema de inteligência, a Tunad captura sinais dos canais da TV aberta e paga, identifica os conteúdos veiculados e examina todas as inserções de marcas. A análise correlaciona as informações coletadas para entender se os anúncios tiveram impacto em indicadores específicos, como o aumento nas buscas no Google.

Hoje, auditamos para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto. E os canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids, ESPN2, ESPN4, ESPN Brasil, Fox/Star, FX, Globo News, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel.

Explica Cesar Sponchiado, CEO da Tunad