Grande parte dos celulares vendidos em solo nacional é importada, por tanto é necessário incluir no valor os impostos federais, de importação e estaduais, que ao final do dia transforma a compra de um celular em uma conta significantemente maior do que deveria ser.

Por isso, às vezes compensa mais comprar no exterior. Então se você está pensando em viajar para comprar um smartphone novo, o Olhar Digital selecionou os 5 melhores países para comprar um celular.

publicidade

Leia também:

Vai viajar para o exterior? Veja quais os 5 melhores países para comprar um celular

melhores países para comprar celular
Imagem: Freepik

1. China

Muitas das marcas de celulares possuem fabricação na China como a Xiaomi, Huawei, Oppo, dentre outras mais, e, por não precisar pagar taxas de importação, o preço cai drasticamente, fora a fabricação em grande escala que permite diminuir ainda mais o preço.

publicidade

Há também o fator da concorrência acirrada, por ter muitas marcas competindo umas com as outras, é comum ver preços lá embaixo e/ou descontos na hora de adquirir um smartphone.

2. Índia

Outro país que possui fabricação de smartphones em seu domínio é a Índia, que também oferece preços competitivos pela alta concorrência, sendo possível encontrar marcas como a Xiaomi (Redmi), Samsung, Realme, e mais uma infinidade de outras mais.

publicidade

Sem contar que a própria Google já anunciou que passará a produzir aparelhos celulares Pixel no país a partir de 2024, além de outras empresas como a Apple, Xiaomi e Samsung que passaram a investir na produção indiana.

A mão de obra também é mais barata na Índia, e existem modelos para todos os gostos e bolsos. O governo do país também oferece isenções fiscais e incentivo à produção local de eletrônicos, o que só favorece para quem deseja comprar celular barato.

publicidade

3. Arábia Saudita e Emirados Árabes

Abrangendo a maior parte da Península Arábica, a Arábia Saudita é um dos melhores países para comprar celular, principalmente das marcas Apple e Samsung. Na mesma conta, colocamos os Emirados Árabes, que traz preços muito similares.

A economia digital crescente entre 2022 e 2023 impulsionou o comércio de eletrônicos, classificando o país como um dos melhores lugares para adquirir smartphones.

A Arábia Saudita ainda conta com marcas que possuem centro de fabricação em seu território, e por isso não tem taxas de importação, o que pode ajudar na queda dos preços.

4. Japão

O Japão, muitas vezes, é o primeiro a lançar determinados modelos devido à tecnologia local avançada e, consequentemente, modelos mais antigos vão ficando mais baratos, configurando o Japão a um dos melhores países para comprar celulares.

Sem contar na quantidade considerável de modelos e marcas que competem entre si, fazendo com que os celulares tenham preço mais em conta. Entre as marcas mais procuradas estão a Apple, a Sony e a Sharp.

5. Estados Unidos e Canadá

Além das muitas opções que geram concorrência e consequentemente preços mais baixos, como muitos fabricantes lançam novos modelos no país com frequência, os modelos anteriores acabam recebendo redução de preço. Sem contar que o valor de um smartphone aqui no Brasil pode chegar ao dobro do valor que o consumidor pagaria comprando nos Estados Unidos ou no Canadá.

Nos EUA é comum comprar celulares desbloqueados, o que significa que os consumidores não estão presos a contratos de operadoras e podem escolher entre várias ou usar o cartão SIM de outra região.
Entre as marcas mais populares estão a Apple, a Samsung e a Motorola.

O que é preciso se atentar na hora de comprar um celular fora do país

Para trazer o celular de fora do país, é importante verificar se ele será compatível com as tecnologias disponíveis no Brasil, tomando o cuidado de verificar se a internet móvel do aparelho é compatível com os recursos em solo nacional, por exemplo.

Também é necessário verificar se, ao trazer o celular de fora, será cobrado alguma taxa adicional ao valor do produto. Para saber como trazer esses celulares sem a cobrança de taxas veja esse post. Também pode ser útil consultar informações sobre taxações no site da Receita Federal.