O mundo dos filmes de terror tem o poder de nos mergulhar em um turbilhão de medo e suspense. Por décadas, diretores talentosos têm criado obras-primas cinematográficas que mantêm o público à beira de seus assentos. No entanto, essa experiência aterrorizante não se limita mais à tela grande. O mercado de videogames viu o potencial dos filmes de terror e trouxe alguns dos clássicos mais assustadores para a vida digital. Veja cinco filmes icônicos de terror que viraram jogos para videogame.

Leia também:

Blair Witch (A Bruxa de Blair)

imagem do jogo de bruxa de blair adaptado do filme de terror
Imagem: My Abadonware/Reprodução

A Bruxa de Blair” é um filme de terror de 1999 dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez. O filme é conhecido por seu estilo de filmagem encontrado e sua capacidade de criar tensão e medo por meio de sugestão e atmosfera.

Em 2000, a Human Head Studios lançou o jogo “Blair Witch Volume I: Rustin Parr,” que foi o primeiro de uma série de três jogos baseados na franquia “A Bruxa de Blair.” O jogo levou os jogadores de volta à floresta assombrada de Burkittsville, Maryland, onde eles assumiram o papel de um detetive que investiga uma série de assassinatos sinistros.

publicidade

O jogo conseguiu capturar a atmosfera sombria e misteriosa do filme, à medida que os jogadores exploram a floresta, resolvem quebra-cabeças e tentam desvendar os segredos por trás dos eventos perturbadores que ocorreram na área. A história se desenrola de maneira sinistra, mantendo os jogadores à beira de seus assentos à medida que mergulham mais fundo no pesadelo. Com certo sucesso, o jogo ganhou mais algumas sequências posteriormente.

Friday the 13th: The Game (Sexta-feira 13)

imagem do jogo Friday The 13th, inspirado nos clássicos filmes de terror de Jason
Imagem: Steam/Divulgação

Quem não se lembra do terrível Jason Voorhees e seus massacres no acampamento Crystal Lake? “Sexta-feira 13” é uma franquia de filmes de terror que marcou gerações com suas histórias sinistras e mortes brutais. E, em 2017, os fãs tiveram a oportunidade de enfrentar o próprio Jason no jogo “Friday the 13th: The Game”.

O jogo coloca os jogadores no papel de monitores ou de Jason Voorhees. Os monitores devem lutar para sobreviver enquanto Jason caça implacavelmente suas vítimas. A mecânica de jogo focada no multijogador permite que os jogadores experimentem a intensa tensão do filme enquanto tentam escapar do assassino.

Com visuais impressionantes e um ambiente assustadoramente fiel ao filme, “Friday the 13th: The Game” conseguiu capturar a essência do horror da franquia e proporcionar uma experiência verdadeiramente aterrorizante para os fãs.

Evil Dead (A Morte do Demônio)

Imagem de divulgação do jogo Evil Dead, inspirado no filme de terror
Imagem: Epic Games/Divulgação

“A Morte do Demônio” é um clássico do terror que mistura elementos de terror sobrenatural com muita ação. O filme original, dirigido por Sam Raimi em 1981, introduziu os espectadores ao protagonista Ash Williams, que enfrenta espíritos malignos e demônios em uma cabana isolada na floresta.

Em 2000, a THQ lançou o jogo “Evil Dead: Hail to the King”, que é uma sequência direta dos eventos do terceiro filme da série. O jogo manteve o humor negro e a ação intensa do filme, enquanto os jogadores assumiam o controle de Ash em sua batalha contra as forças demoníacas.

Assim como existem diversos filmes da franquia, há também vários jogos lançados em diferentes épocas e momentos, para inúmeras plataformas, sendo uma das franquias de filme mais vezes adaptada para o mundo dos videogames e tendo seu jogo mais recente lançado em 2021.

The Texas Chain Saw Massacre (O Massacre da Serra Elétrica)

Imagem: Reprodução

“O Massacre da Serra Elétrica” é um filme de terror cult que aterrorizou o público desde seu lançamento em 1974. O filme, dirigido por Tobe Hooper, segue um grupo de jovens que se tornam vítimas de uma família de assassinos liderada por Leatherface.

Em 1983, a Wizard Video lançou um jogo para Atari 2600 baseado no filme. No entanto, o jogo foi alvo de críticas devido à sua violência gráfica e foi, na verdade, um dos fatores que levou à criação do sistema de classificação de videogames nos Estados Unidos.

Anos depois, em 2013, a Konami lançou “Texas Chainsaw 3D: The Game”, que permitiu que os jogadores assumissem o papel de Leatherface e caçassem suas vítimas. Embora o jogo tenha sido criticado por sua jogabilidade limitada, ele ainda ofereceu aos fãs a oportunidade de mergulhar no mundo assustador do filme. Já agora em 2023, mais um jogo da franquia foi lançado, alcançando boas notas e mostrando que a série ainda tem muita lenha pra queimar.

Saw (Jogos Mortais)

Imagem: Game Informer/Reprodução

A franquia “Jogos Mortais” é conhecida por sua trama intricada e suas armadilhas mortais. Os filmes, criados por James Wan e Leigh Whannell, levam os personagens e o público a situações angustiantes que testam sua moral e sobrevivência.

Em 2009, a Konami lançou o jogo “Saw” baseado na franquia. No jogo, os jogadores assumem o papel do ex-detetive David Tapp, que se encontra em uma instalação abandonada, preso em uma série de armadilhas mortais. Os jogadores precisam resolver quebra-cabeças e tomar decisões difíceis para sobreviver.

O jogo “Saw” manteve a atmosfera sombria e sádica da franquia, oferecendo aos fãs a oportunidade de vivenciar o horror e os dilemas morais pelos quais os personagens dos filmes passam.

Filmes de terror que se transformam em jogos de videogame proporcionam uma experiência única para os fãs, permitindo que eles mergulhem ainda mais fundo nos horrores e emoções dos filmes. Cada um dos jogos mencionados acima capturou a essência de seus respectivos filmes de maneira diferente, oferecendo aos jogadores a oportunidade de enfrentar seus medos e desafios mortais.