A Subaru acaba de se juntar à crescente lista de montadoras que aderiram ao padrão de carregamento da Tesla, conhecido como North American Charging Standard, ou NACS. Segundo o Engadget, a empresa japonesa atualizará seus elétricos a partir de 2025, dando aos consumidores acesso a mais de 12 mil Superchargers Tesla nos EUA.
O que você precisa saber:
- A Subaru acrescentou que oferecerá um adaptador para qualquer pessoa que possua ou alugue um veículo com Sistema de Carregamento Combinado (CCS), o método padrão utilizado (embora a Tesla esteja mudando este cenário);
- Atualmente, a companhia automobilística japonesa vende apenas um veículo elétrico, o Solterra, lançado em 2021 com a Toyota, contudo, planeja quatro novos SUVs elétricos até o final de 2026, além de transformar metade dos seus veículos em EVs até 2030;
- A empresa se junta a diversas montadoras que também se renderam ao NACS da Tesla, como Toyota, Lexus, Ford, GM, Rivian, Polestar, Volvo, Honda, BMW, Mercedes, Nissan, Jaguar Land Rover, Kia e Hyundai.
Leia mais!
- Tesla pode estar construindo elétrico mais barato
- Cybertruck aparece envelopado em evento nos EUA; veja!
- Tesla vence primeiro processo envolvendo Autopilot e acidente fatal
Vale lembrar que a Toyota, a mais recente a aderir ao sistema Tesla, tem uma pequena participação na Subaru, com ambas compartilhando de suas tecnologias.
Assim, conforme a Lexus, divisão de luxo da Toyota, anunciou a adoção ao NACS, a Subaru também a seguiu — isso já era esperado não apenas das fabricantes ligadas à Toyota, mas de outras marcas concorrentes, visto que a empresa é conhecida por ser uma das montadoras mais conservadoras na tomada de decisões de negócios.
Por que as empresas estão aderindo aos carregadores Tesla?
A expansão de carregadores Tesla para outras marcas faz parte de um acordo com o governo dos EUA, que planeja instalar 500 mil carregadores de EVs nas estradas do país até 2030.
A empresa de Elon Musk se comprometeu a abrir 7.500 de suas estações de carregamento para veículos de outras marcas até o final de 2024. O objetivo é tornar os carregadores de EVs mais acessíveis no país.
Não apenas com a Tesla, o governo está se unindo também a outros parceiros para instalar carregadores de veículos elétricos em edifícios residenciais, escritórios, locais públicos e frotas.
No entanto, as chances do carregamento Tesla se tornar padrão em todo o país são grandes. Os Superchargers da montadora já representam cerca de 60% do total de carregadores rápidos disponíveis nos Estados Unidos e, com os acordos recentes, ficam evidentes os avanços contra o Sistema de Carregamento Combinado (CCS) rival.
À Reuters, em junho deste ano, a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) confirmou que planeja fazer uma configuração padrão da indústria do conector de carregamento da Tesla em seis meses ou menos. A organização revelou na época que já estava conversando com a Tesla, o governo dos EUA e outras montadoras para tornar o NACS o sistema padrão do país.