Um grupo de astrônomos acabou de descobrir o buraco negro mais distante observado em raios-x a partir de dados combinados do Observatório de Raios-X Chandra e do Telescópio Espacial James Webb.

A pesquisa está disponível para pré-impressão no ArXiv e está prevista para ser publicada no Nature Astronomy. Os astrônomos utilizaram o James Webb para encontrar a galáxia hospedeira, localizada a cerca de 13,2 bilhões de anos-luz de distância, e o Chandra, para encontrar seu buraco negro supermassivo, que possui uma massa igual a de sua galáxia.

Após duas semanas de observações com o Chandra, os pesquisadores encontraram sinais de gás intenso e super aquecido emitindo raios-x na galáxia, o que indica se tratar de um buraco negro supermassivo em crescimento.

• A galáxia é conhecida como UHZ1, e se formou cerca de 470 milhões de anos após o Big Bang;
  • Ela está na mesma direção do aglomerado de galáxias Abell 2744, que serviu como lente gravitacional para as observações do estudo;
  • Estima-se que a massa do buraco negro supermassivo seja entre 10 e 100 milhões de sóis.

Como o buraco negro se tornou tão massivo

Esse novo objeto é importante para auxiliar os pesquisadores a entender como buracos negros supermassivos podem atingir massas colossais pouco tempo após Big Bang. As possibilidades são eles terem se formado a partir do colapso de estrelas mortas e crescido até se tornarem supermassivos, ou se já terem surgido diretamente do colapso de nuvens gigantes de gás e poeira.

Existem limites físicos para a rapidez com que os buracos negros podem crescer após formados, mas aqueles que nascem com maior massa têm uma vantagem inicial. É como plantar uma muda, que leva menos tempo para crescer e se tornar uma árvore em tamanho real do que se você começou apenas com uma semente.

Andy Goulding, coautor da pesquisa, em comunicado.
Como se da a formação de um buraco negro a partir de uma nuvem de gás e poeira
Como se da a formação de um buraco negro a partir de uma nuvem de gás e poeira (Crédito: NASA/STScI/Leah Hustak)

A partir dos dados recolhidos pelo Chandra e pelo James Webb, os pesquisadores acreditam que o buraco negro supermassivo, na UHZ1, tenha se formado a partir de uma nuvem de gás e poeira, com cerca 10 a 100 mil massas solares. Depois disso, ele foi crescendo até se tornar tão massivo quanto todas as estrelas de sua galáxia hospedeira.

Se esse realmente for o caso, o objeto vai na contramão do que se sabe sobre eles, isso porque geralmente buraco negros supermassivos nos centros galácticos possuem bem menos massa do que suas galaxias hospedeiras. Além disso, essa descoberta, também é a evidência mais forte de um buraco negro que se formou a partir de uma nuvem de poeira e gás.