Não é mais novidade para ninguém que desenho não é apenas coisa de criança. No entanto, talvez nem todos saibam que existem desenhos que não são recomendados para crianças. 

E para quem gosta desse tipo de produção, uma boa ideia é dar uma conferida no catálogo da HBO Max. Isso se deve ao fato de a plataforma contar com o acervo de títulos produzidos pela Cartoon Network, canal da Warner dedicado à animações que revolucionaram o universo das séries animadas. 

publicidade

Além disso, a Cartoon possui o bloco Adult Swim, que se concentra em produções voltadas para o público adulto. 

Nesse contexto, apresentamos 10 animações voltadas para o público adulto que você pode assistir exclusivamente na HBO Max.

publicidade

Mr. Pickles

“Mr. Pickles” (2014 – 2019) / Crédito: HBO Max, Adult Swim (divulgação)

Com um humor mórbido, momentos de terror e violência gráfica extrema, essa série de desenho animado tem como personagem principal o cão que dá nome à série, Mr. Pickles. Ele é um border collie que aparenta ser um animal comum, mas, na realidade, é um demônio disfarçado. 

A animação segue a família Goodman e seu fiel animal de estimação, Mr. Pickles, que leva uma vida dupla. Grande parte do tempo, ele age como um cão leal para seus mestres, principalmente para o menino Tommy. No entanto, quando está longe de suas vistas, ele se envolve em assassinatos brutais, desmembrando e esquartejando humanos.

publicidade

Aqua Teen: O Esquadrão Força Total

“Aqua Teen: O Esquadrão Força Total” (“Aqua Teen Hunger Force”, 2000 – presente) / Crédito: HBO Max, Cartoon Network, Adult Swim (divulgação)

Essa é uma animação absurda e surreal protagonizada por três itens de fast food antropomórficos. 

Os protagonistas são um milkshake gigante, uma batata frita voadora e uma almôndega. Eles são colegas de quarto que vivem desde aventuras insanas até situações cotidianas, tudo com um toque de humor bizarro.

publicidade

Harley Quinn

“Harley Quinn” (2019 – presente) / Crédito: HBO Max (divulgação)

A vilã/anti-heroína mais famosa dos últimos tempos ganhou uma animação adulta em 2019. “Harley Quinn” traz uma abordagem ousada, com um humor mórbido, conteúdo sombrio e insinuações sexuais. A atração também vem recebendo aclamação da crítica, com uma média de 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Na história, a Arlequina termina definitivamente seu relacionamento com o Coringa e busca fazer um nome para si mesma no mundo do crime de Gotham. A atração também conta com outros vilões, como a Hera Venenosa.

Frango Robô (Robot Chicken)

“Frango Robô” (“Robot Chicken”, 2005 – 2022) / Crédito: HBO Max, Adult Swim (divulgação)

Animação em stop motion que satiriza de maneira única o mundo da cultura pop. A atração é conhecida por suas piadas rápidas e paródias hilárias com filmes, séries, programas de TV, videogames, celebridades e outras coisas do gênero. 

“Frango Robô” apresenta esquetes curtas e satíricas, onde os personagens são frequentemente bonecos ou figuras de ação.

Squidbillies

“Squidbillies” (2005 – 2021) / Crédito: HBO Max, Adult Swim (divulgação)

Animação peculiar, com um humor irreverente e crítico, que satiriza a cultura do sul dos Estados Unidos. 

O foco é a família disfuncional Cuyler, que são lulas antropomórficas. Os personagens são Early, o patriarca abusivo e violento; seu filho adolescente preguiçoso e rebelde, Rusty; e a vovó, uma lula anciã que costuma ser a voz da razão na família.

Spawn

“Todd McFarlane’s Spawn” (1997-1999) / Crédito: HBO (divulgação)

O herói mais obscuro do mundo dos quadrinhos possui uma aclamada série animada lançada originalmente em 1997. “Spawn” faz uma adaptação fiel ao material original, a cultuada HQ criada por Todd McFarlane. Voltado para o público adulto, o desenho lida com temas sombrios e apresenta conteúdo violento. 

Na trama, um agente da CIA é morto por seu empregador em uma emboscada. Para retornar à Terra em busca de vingança, ele faz um pacto com um demônio e se torna Spawn, um ser infernal com superpoderes.

Primal

“Primal” (2019 – presente) / Crédito: Crédito: HBO Max, Adult Swim (divulgação)

A série se passa na pré-história e segue as aventuras de um homem das cavernas e uma tiranossauro fêmea que formam uma dupla improvável. Juntos, eles lutam pela sobrevivência em um mundo completamente hostil e traiçoeiro.

Essa animação foi criada por Genndy Tartakovsky, o mesmo de “O Laboratório de Dexter” e “Samurai Jack”. A produção tem muito do estilo autoral de Tartakovsky visto em suas outras obras, como uma narrativa minimalista, falta de diálogos e cenas de ação eletrizantes.

Rick and Morty

“Rick and Morty” (2013 – presente) / Crédito: Crédito: HBO Max, Adult Swim (divulgação)

Série de animação de comédia e ficção científica que apresenta um humor cáustico e repleto de referências à cultura pop. 

A série é protagonizada pelo cientista de comportamento incorreto Rick e o nada brilhante Morty, que vivem aventuras espaciais e em dimensões paralelas. 

Space Ghost Coast to Coast

“Space Ghost Coast to Coast” (1994-2004) / Crédito: HBO Max, Cartoon Network, Adult Swim (divulgação)

Esta animação cult é um talk show experimental no qual o host é o super-herói sessentista dos estúdios Hanna-Barbera, Space Ghost. 

Apesar de ser um show de entrevistas reais, o desenho é uma sátira que combina desenho animado com entrevistados reais, que geralmente são celebridades do mundo do entretenimento norte-americano. Contudo, as entrevistas são editadas de forma a criar diálogos nonsense e absurdos. 

Além disso, a equipe do programa, formada por versões irônicas dos personagens da animação “Space Ghost,” como Zorak, Moltar e o próprio herói Space Ghost, garante o humor diferenciado da atração.

Harvey, O Advogado 

“Harvey, O Advogado” (“Harvey Birdman, Attorney at Law”, 2000 – 2018) / Crédito: HBO Max, Cartoon Network, Adult Swim (divulgação)

A animação “Harvey, O Advogado” tira sarro de vários personagens famosos dos estúdios Hanna-Barbera, como “Scooby-Doo”, “Os Flintstones”, “Os Jetsons” e “Zé Colméia”. O desenho faz isso através de Harvey Birdman, um advogado de péssima categoria que tem como clientes esses personagens de desenhos animados em casos judiciais bizarros.

Harvey costumava ser o super-herói “Homem-Pássaro” na série animada dos anos sessenta, “Birdman and the Galaxy Trio”. O desenho traz um humor divertido repleto de paródias e referências.