Google Fotos é seguro? Tudo que você precisa saber sobre o serviço em nuvem

Empresa monitora os perfis dos usuários constantemente e oferece diferentes sistemas de segurança de dados; saiba mais
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 07/11/2023 19h20, atualizada em 07/12/2023 11h59
1 google fotos
Divulgação: Google
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google Fotos é um aplicativo que funciona como uma galeria para os dispositivos móveis com sistema Android, mas que também hospeda os vídeos e fotos em uma região online do Google Drive. Por essa questão, muitos usuários se questionam sobre a segurança de deixar arquivos pessoais em uma nuvem e a possibilidade de serem hackeados.

Para responder a essa dúvida, separamos algumas informações para informá-lo sobre a segurança e confiabilidade do Google Fotos.

Leia mais:

O Google Fotos é seguro?

cibersegurança
Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock

De forma geral, sim. Isso porque, para manter suas informações em segurança, é necessário não apenas uma boa arquitetura de software por parte do Google, mas também é necessário que você, como dono dos arquivos, estabeleça medidas de segurança. Vamos explicar.

No quesito segurança de dados fornecido pela empresa, o Google Fotos certamente detêm grandes qualidades que o classificam como um sistema seguro de ser utilizado. Dentre as principais características sistêmicas aplicadas pela companhia, é possível citar:

  • Tecnologia criptografada: protocolos como HTTPS e Transport Layer Security atuam de forma a aumentar a privacidade de seus dados, protegendo-os de interceptação externa não autorizada e resguardando itens como fotos, e-mails e muito mais;
  • Sistema de detecção de ameaças: a nuvem é monitorada o tempo todo por sinais estáveis transmitidos por cabos de fibra ótica transcontinentais, os quais auxiliam a manter a integridade do sistema para caçar possíveis problemas como malwares e códigos suspeitos;
  • Hospedagem separada: os dados dos usuários são armazenados em diferentes lugares, de maneira que se um data center for atacado, isso não significa, necessariamente, que vão roubar as suas informações, e se roubarem, podem não conseguir acessar tudo, etc.

Para além dos mecanismos de cibersegurança do Google, o usuário também pode contribuir para aumentar a segurança dos próprios arquivos, como:

  • Utilizando autenticação de dois fatores;
  • Adicionar um e-mail seguro e número de celular para o recebimento de códigos;
  • Criar uma senha forte, alfanumérica e com caracteres especiais;
  • Guardar a senha em um local seguro, etc.
Quem pode ver as minhas fotos no Google Fotos?

Atualmente, é possível que outros usuários acessem seus arquivos de duas formas: por um link compartilhável ou caso tenham os dados para logar na sua conta. Caso contrário, não será possível que terceiros acessem suas informações.

É seguro colocar fotos na nuvem?

Sim, pois ela está protegida por diversas camadas de segurança. Apesar disso, é indicado que você utilize outros formas de cibersegurança, como autenticação de dois fatores.

Com informações de: Google.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.