Desde que Doctor Who estreou em 23 de novembro de 1963, a série da BBC se tornou uma das maiores franquias de ficção científica do mundo. Esse clássico começou como um simples programa educativo de baixo orçamento – usando a viagem no tempo como um meio de explorar a ciência e momentos da história.

Atualmente, Doctor Who é a série de ficção científica de maior duração de todos os tempos, atraindo fãs de todas as idades e em todo o mundo. Em poucas palavras, a série é uma jornada emocional e uma história sobre companheirismo, contradição, novos começos e, claro, alienígenas.

publicidade

Leia também:

Quais os melhores episódios de Doctor Who?

Embora 15 de seus 60 anos de história tenham sido um hiatus, a série foi trazida de volta em 2005 e continua ativa desde então. Agora, depois de muitas regenerações e diferentes Doutores pilotando a cabine telefônica, são mais de 800 episódios nessa saga.

publicidade

Esta lista se concentra em New Who, a partir do retorno em 2005 – portanto, nenhum episódio da série clássica estará aqui. Sem mais delongas, aqui estão os 10 melhores episódios de Doctor Who:

10. Natureza Humana/A Família de Sangue (ep. 8 e 9, temporada 3)

Natureza Humana/A Família de Sangue. BBC/reprodução
Natureza Humana/A Família de Sangue. BBC/reprodução

Nesse episódio duplo – um recurso comum na série, o 10º Doutor (David Tennant) altera sua biologia e se torna humano para escapar de uma família de caçadores empenhados em roubar sua força vital de Senhor do Tempo. Ao mudar sua espécie, entretanto, o Doutor perde suas memórias e se torna um professor chamado John Smith – prendendo sua companheira Martha (Freema Agyeman) em 1913 até que sua memória retorne. 

publicidade

Smith precisa escolher entre voltar a ser um Senhor do Tempo e salvar o universo, ou continuar uma vida feliz e pacata ao lado da enfermeira viúva por quem se apaixonou enquanto humano.

9. O piloto (ep. 1, temporada 10)

O Piloto. BBC/reprodução
O Piloto. BBC/reprodução

Enquanto o 12º Doutor (Peter Capaldi) e Nardole (Matt Lucas) se disfarçam como professor e ajudante em uma universidade de Bristol, o Doutor nota a presença de Bill Potts (Pearl Mackie) – uma funcionária da cantina – em todas as suas aulas. Por conta dessa vontade de aprender, o Doutor convida Bill para fazer aulas particulares com ele, criando um laço de amizade.

publicidade

Bill se torna a primeira companheira lésbica do Doutor após ser perseguida por um monstro feito de água, que infelizmente se apossou do corpo de uma menina por quem ela estava apaixonada.

8. Meia-noite (ep. 10, temporada 4)

Meia-noite. BBC/reprodução
Meia-noite. BBC/reprodução

O Doutor (David Tennant) e sua companheira Donna Noble (Catherine Tate) estão aproveitando uns dias de folga em um planeta resort. Para aproveitar melhor a estadia, o Doutor decide fazer um tour, deixando Dona relaxar no resort. 

Neste episódio, o protagonista se vê preso em um ônibus com um grupo de estranhos, os outros passageiros da tour. No meio do caminho, um dos passageiros é possuído por uma criatura que rouba vozes, a paranoia se alastra entre todos e o Doutor fica totalmente impotente.

7. A Múmia no Expresso do Oriente (ep. 8, temporada 8)

A Múmia no Expresso do Oriente. BBC/reprodução
A Múmia no Expresso do Oriente. BBC/reprodução

Como uma viagem de despedida, Clara (Jenna Coleman) permite que o Doutor (Peter Capaldi) a leve a bordo de um trem espacial inspirado no Expresso do Oriente. Entretanto, sem que sua companheira soubesse, o Doutor – e alguns outros cientistas – foram atraídos para o trem por conta de mortes inexplicáveis que estavam ocorrendo durante o percurso.

O Senhor do Tempo passa a investigar as mortes dos passageiros a bordo do trem, intrigado com os relatos de que as vítimas veem uma múmia que não é visível para os outros antes de morrerem. O mistério do episódio é acompanhado da participação especial da cantora Foxes, com uma versão de ‘Don’t Stop Me Now’ da banda Queen.

6. Rosa (ep. 3, temporada 11)

Rosa. BBC/reprodução
Rosa. BBC/reprodução

Após sua primeira aventura espacial da 13ª Doutora (Jodie Whittaker), ela e seus companheiros Graham O’Brien (Bradley Walsh), Ryan Sinclair (Tosin Cole) e Yasmin Khan (Mandip Gill), vivem seu primeiro episódio com uma figura histórica. 

Eles viajam de volta no tempo para Montgomery, Alabama, em 1955, onde encontram Rosa Parks (Vinette Robinson). Entretanto, outros viajantes do tempo também estão presentes, e incluem um famoso assassino que viajou de volta no tempo para assassinar Parks e impedir o progresso do movimento negro por direitos civis nos EUA.

5. Vincent e o Doutor (ep.10, temporada 5)

Vincent e o Doutor. BBC/reprodução
Vincent e o Doutor. BBC/reprodução

Este é, provavelmente, o episódio mais conhecido entre aqueles que não acompanham a série. O 11º Doutor (Matt Smith) e sua companion Amy (Karen Gillan) visitam o Musée d’Orsay em Paris. Eles entram em uma exposição repleta de obras de Vincent van Gogh (Tony Curran), que é o pintor favorito de Amy. Durante a visita, o interesse do Doutor se volta para uma pintura de uma igreja. 

Na verdade, o que incomoda o Doutor é o fato de haver um rosto na janela da igreja; Apenas uma coisa poderia acalmar os nervos do Doutor: uma viagem até 1890 – que retrata a vida e o sofrimento do artista, e um retrato real de seus demônios.

4. A Garota na Lareira (ep. 4, temporada 2)

A Garota na Lareira. BBC/reprodução
A Garota na Lareira. BBC/reprodução

O episódio mostra o 10º Doutor (David Tennant) e seus companheiros Rose Tyler (Billie Piper) e Mickey Smith (Noel Clarke) em uma nave espacial do século 51 – que tem portas de acesso à Versalhes do século 18. O trio tenta desvendar o mistério por trás de um grupo de robôs-relógio-assassinos mas, no meio tempo, o Doutor se apaixona por uma notável cortesã francesa, amante do rei Luís XV, Madame De Pompadour. 

3. A Garota que Esperou (ep. 10, temporada 6)

A Garota que Esperou. BBC/reprodução
A Garota que Esperou. BBC/reprodução

O Doutor (Matt Smith) leva Amy (Karen Gillan) e Rory (Arthur Darvill) para o planeta resort de Apalapucia, um dos destinos de férias mais famoso do universo. Quando eles saem da TARDIS, chegam a uma sala branca que possui apenas uma porta de saída com dois botões. Enquanto Amy volta para a TARDIS para pegar seu celular, o Doutor e Rory usam a porta e entram em outra sala. 

Quando Amy volta para a sala branca, ela também usa a porta, mas aperta um botão diferente e se encontra em uma sala semelhante – Rory e o Doutor não estão presentes. Amy é deixada para trás, e o Doutor e Rory precisam salvá-la, mas o tempo para Amy está passando em uma velocidade diferente.

2. A Criança Vazia/O Doutor Dança (ep. 9 e 10, temporada 1)

A Criança Vazia/O Doutor Dança. BBC/reprodução
A Criança Vazia/O Doutor Dança. BBC/reprodução

O primeiro episódio escrito por Steven Moffat foi, sem dúvida, o mais assustador da temporada de retorno de Doctor Who. A imagem assombrosa de uma criança com uma máscara de gás procurando incessantemente por sua mãe provou que, mesmo nos episódios duplos, a série podia proporcionar momentos perturbadores para cativar o interesse do público.

Os episódios são ambientados durante a Blitz na Londres dos anos 1940. Enquanto muitos londrinos procuram por comida em meio aos bombardeios, um menino desperta a curiosidade do Doutor (Christopher Eccleston) por andar pelos escombros perguntando por sua mãe – mas as pessoas não o tocam, dizendo que ele “não é um menino de verdade”. Esse episódio também nos apresentou o Capitão Jack Harkness (John Barrowman), o primeiro personagem não-heterossexual da série, que posteriormente protagonizou o spin-off Torchwood.

1. Não Pisque (ep. 10, temporada 3)

Não Pisque. BBC/reprodução
Não Pisque. BBC/reprodução

Além de ser o melhor episódio de Doctor Who, é também um dos mais populares – e por um bom motivo. Os Anjos Chorões são as criaturas mais aterrorizantes da história de Doctor Who, assassinos solitários que só existem quando não estão sendo observados. 

O episódio não faz parte do arco da série e quase não conta com a presença do Doutor (David Tennant), apesar de seu monólogo icônico sobre a não linearidade do tempo. Em vez disso, Sally Sparrow (Carey Mulligan), uma personagem nunca antes vista, tem a tarefa de derrotar os vilões, e resgatar o Doutor e Martha (Freema Agyeman), que estão presos em 1969.