A Samsung começou a divulgar mais detalhes nesta quarta-feira (8) sobre o seu próprio modelo de IA, o Samsung Gauss. O ChatGTP da gigante sul-coreana rodará localmente nos aparelhos e virá integrado primeiro no próximo celular topo de linha da empresa, o Galaxy S24, revela o Korea Times

Leia mais:

publicidade

O Samsung Gauss

  • A novidade foi apresentada pela Samsung no seu próprio fórum voltado para inteligência artificial.
  • O nome foi inspirado em Carl Friedrich Gauss, o matemático responsável pela “espinha dorsal do aprendizado de máquina e da IA”.
  • O modelo de IA da empresa pode gerar e editar imagens, redigir e-mails, resumir documentos e até operar como um assistente de programação.
Galaxy S24 (Imagem: reprodução/OnLeaks e SmartPrix)
Imagem vazada do Galaxy S24 (Imagem: reprodução/OnLeaks e SmartPrix)

Um fator interessante é que o Gauss também poderá ser executado localmente e inclui três ferramentas: o Samsung Gauss Language, Code e Image. O primeiro é “um modelo de linguagem generativo que aumenta a eficiência do trabalho, facilitando tarefas como redigir e-mails, resumir documentos e traduzir conteúdo”, disse a Samsung em comunicado à imprensa.

A integração no Galaxy S24 pode ser um ponto de decisão de compra do consumidor, especialmente pelo fato do Gauss conseguir executar tarefas no próprio dispositivo, ou seja, sem depender de grandes modelos de linguagem baseados em nuvem (como o ChatGPT da OpenAI).

publicidade

Lançamento

Atualmente, o Samsung Gauss está sendo usado internamente para “produtividade dos funcionários”, segundo a Samsung. Ele será “expandido para uma variedade de aplicações para fornecer uma nova experiência ao usuário em um futuro próximo”.

A empresa acrescenta que começará a adicionar funções de IA generativa em dispositivos móveis a partir de 2024.