Entrevista: “novo Google” mudará a internet no Brasil?

O especialista em tecnologia Paulo Silvestre de Oliveira Junior explicou mais detalhes sobre a nova ferramenta de pesquisa do Google
Júlia Dal Rovere08/11/2023 20h37, atualizada em 08/11/2023 21h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou nesta quarta-feira (8) a chegada da busca com IA generativa ao Brasil. Chamada de Experiência de Pesquisa Generativa (ou Search Generative Experience), a novidade promete reinventar o que o mecanismo pode fazer, diz a empresa.

Com a IA generativa, o resultado apresenta sugestões de próximos passos na busca, incluindo perguntas relacionadas. Ao clicar em alguma delas, o modo conversacional permite perguntar mais ao Google sobre o tópico.

Por ora, o recurso só pode ser acessado por meio de um novo programa, o Search Labs. Quem quiser experimentar, já pode testar a nova tecnologia em primeira mão. 

Para falar sobre o assunto, recebemos Paulo Silvestre de Oliveira Junior, especialista em tecnologia. Ele contou se enxerga potencial para que esse novo formato mude a internet no Brasil. 

É inegável que a introdução da IA de pesquisa generativa na busca do Google é potencialmente transformadora para a internet no Brasil,  aliás, não só no Brasil, mas no mundo. A gente vê que esse novo formato ele tem a capacidade não só de simplificar, mas agilizar acesso à informação, entregando ali respostas mais diretas, contextuais as perguntas do usuário.

Paulo Silvestre de Oliveira Junior

Confira a entrevista completa!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.