Saiba o que é o líquido verde fluorescente que apareceu em bueiros de Nova York

As imagens do estranho líquido foram gravadas na área de Lower Manhattan, em 2 de novembro, e assustaram os moradores da cidade
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 09/11/2023 15h48
bueiro-1-1400x1080.png
Imagem: Daniel Pantelo via Storyful
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O aparecimento de um líquido verde fluorescente escorrendo de bueiros para as ruas de Manhattan, em Nova York, lembrou um verdadeiro filme de Hollywood. No entanto, dessa vez se tratava da vida real e muitas pessoas começaram a criar hipóteses sobre a origem daquele líquido nas redes sociais. Mas calma, a explicação não é nem um pouco impressionante.

Leia mais

Líquido verde era, na verdade, resultado de um corante

  • As imagens do estranho líquido foram gravadas na área de Lower Manhattan, em 2 de novembro de 2023.
  • Mas após a repercussão a verdade apareceu.
  • A substância era um corante comumente usado para rastrear vazamentos dentro do sistema de água de cidades.
  • As informações são da IFLScience.
https://www.facebook.com/watch/?ref=embed_video&v=1017166849493354

Casos semelhantes

No início de 2023, as margens da Lagoa Los Peñasquitos, na Califórnia, um caso parecido aconteceu. Sufistas avistaram um líquido rosa vibrante. Naquela oportunidade, o material misterioso fazia parte de um experimento da Scripps Institution of Oceanography da UC San Diego e da Universidade de Washington para entender como os fluxos de água doce se misturam com a zona de arrebentação oceânica.

Apesar da estranha coloração, o corante não é tóxico e não representa risco para a vida marinha ou para a saúde humana.

Em outros casos, a água de cor estranha pode ser um sinal de problemas. Em 2017, moradores de uma cidade canadense chamada Onoway verificaram que o líquido que saia das torneiras apresentava uma cor rosa.

Essa coloração foi causada por um produto químico comum de tratamento de água chamado permanganato de potássio, que é usado para extrair sulfeto de hidrogênio da água. Naquele caso específico, uma válvula defeituosa fez com que concentrações mais altas do produto químico entrassem no abastecimento de água principal da cidade.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.