EUA aprovam mais uma caneta injetável para o tratamento da obesidade

O Zepbound deve estar disponível até o final do ano e se soma a outros medicamentos que já estão no mercado, como o Ozempic e o Wegovy
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 09/11/2023 11h50
obesidade-1.png
Imagem: divulgação/Eli Lilly
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou o uso do Zepbound, um medicamento da farmacêutica Eli Lilly em forma de caneta injetável para o tratamento da obesidade. O produto se soma a outros que já estão no mercado, como o Ozempic e o Wegovy, que, recentemente, viraram uma febre mundial entre as pessoas que querem perder peso.

Leia mais

Medicamento pode chegar em breve ao Brasil

A aprovação do Zepbound oficializa, nos EUA, o uso de uma substância já amplamente prescrita de forma off-label (ou seja, para uma finalidade fora da bula) para perda de peso: a tirzepatida.

A droga já vinha sendo comercializada no medicamento Mounjaro, mas apenas para o tratamento de diabetes, assim como no Brasil. Por aqui, a substância foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse fim.

Segundo informações do G1, a Eli Lilly informou que já realizou a submissão regulatória da indicação de obesidade do medicamento para a autoridade sanitária brasileira.

Desempenho superior na perda de peso

  • Em estudos clínicos que embasaram a aprovação do medicamento, o Mounjaro demonstrou um desempenho superior na regulação dos níveis de glicose no sangue e na perda de peso em comparação com o Ozempic.
  • Segundo a fabricante do medicamento, o Zepbound deverá estar disponível nos Estados Unidos até o final do ano, em seis doses diferentes (2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg, 15 mg), com um preço de tabela estimado em 1.059,87 dólares (cerca de R$ 5.000).
  • A FDA aprovou o medicamento para pessoas consideradas obesas, com um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais, ou para pessoas que têm excesso de peso e uma condição de saúde relacionada, como pressão alta, colesterol elevado ou diabetes.
  • A agência recomendou ainda que o medicamento seja usado junto com uma alimentação saudável e exercícios regulares.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.