Vulcão subaquático está formando nova ilha no Japão; veja!

A nova ilha tem cerca de 100 metros de diâmetro e está sendo formada a partir de um fenômeno geológico considerado raro
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 10/11/2023 02h00
Vulcao-1.png
Imagem: divulgação/Força de Autodefesa Marítima do Japão
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A paisagem está mudando na costa sul do Japão. Uma pequena ilha está emergindo na região, resultado da atividade de um vulcão submarino que começou a entrar em erupção em 21 de outubro, a menos de um quilômetro da ilha de Iwo Jima.

Leia mais

Vulcão subaquático

  • Segundo as autoridades japonesas, não houve danos e ninguém ficou ferido com a erupção.
  • O fenômeno acontece nas proximidades de uma ilha onde as forças dos Estados Unidos e do Japão travaram uma grande batalha pelo controle do Oceano Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.
  • De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, existem cerca de 1.350 vulcões terrestres potencialmente ativos em todo o mundo, 
  • Também já foram descobertos milhares de vulcões “subaquáticos” ativos, e os cientistas acreditam que possa haver muitos mais escondidos sob as águas.
  • As informações são do The New York Times

Fenômeno geológico raro

Erupções vulcânicas subaquáticas podem formar ilhas e isso já aconteceu na história da Terra. O território do Havaí é um exemplo. Mas, na maioria das vezes, não é possível testemunhar essas erupções acontecendo, uma vez que elas ficam escondidas nas profundezas dos oceanos.

A erupção atual ao largo de Iwo Jima intensificou-se durante semanas e atingiu o pico na sexta-feira (03) e no sábado (04). A nova ilha tem cerca de 100 metros de diâmetro, de acordo com a última medição feita pelo Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio.

Outra pequena ilha se formou de forma semelhante na mesma região do Japão, perto do vulcão Nishinoshima, em 2013. Essa erupção durou uma década.

Já no caso mais recente não é possível precisar quanto tempo vai durar a atividade vulcânica. E até mesmo a evolução da erupção está intrigando especialistas. Eles afirmam que é necessário mais tempo para concluir o que de fato está acontecendo e qual será o futuro da ilha: ela vai continuar crescendo ou irá afundar e desaparecer novamente? Apenas o tempo responderá esses questionamentos.

Veja a ilha criada pela erupção:

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.