Olhar Espacial: a estrela que teve seus mistérios desvendados por um brasileiro

Nosso colunista Marcelo Zurita contou a história da Eta Carinae, uma brilhante estrela do Hemisfério Sul Celeste
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 10/11/2023 21h56
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na edição desta sexta-feira (10) do Olhar Espacial, o astrônomo e colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita trouxe detalhes incríveis sobre a intrigante estrela Eta Carinae.

“Temos a sorte de viver em um planeta que orbita uma estrela estável que nos fornece calor e energia na medida certa para que a vida e a civilização humana se desenvolvessem. Isso não quer dizer que no restante do Universo também seja assim. Apesar de o céu noturno parecer, para muitas pessoas, algo estático e monótono, de vez em quando acontecem coisas que acabam com essa aparente tranquilidade e nos mostram o quão descomunais são os eventos que moldam o nosso Universo”.

Algo assim ocorreu há cerca de 200 anos, em meados do século XIX, e transformou Eta Carinae, até então uma tênue e praticamente desconhecida estrela do Hemisfério Sul Celeste, em uma das mais brilhantes do céu. E o seu comportamento intrigante também fez de Eta Carinae a estrela mais estudada por astrônomos de todo o mundo.

O Olhar Espacial é exibido toda sexta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe! 

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.