No dia 12 de novembro de 1933, um homem supostamente fotografou algo estranho e misterioso nas águas do Lago Ness, na Escócia. 

Já se passaram 90 anos, mas a famosa foto que criou a lenda continua gerando discussão até hoje. 

publicidade

Leia mais:

A foto do monstro do Lago Ness

  • A imagem foi capturada também em um domingo nas Terras Altas da Escócia, enquanto Hugh Gray dava um passeio ao redor do agora icônico lago perto de Inverness. 
  • Segundo a história original, Gray notou algo incomum na água. 
  • Mais tarde, ele relatou ao Scottish Daily Record, que viu “um objeto de dimensões consideráveis” acima da superfície da água. 
  • A criatura tinha um pescoço longo, corpo grosso e era diferente de tudo que ele já tinha visto antes.
Uma foto tirada em 12 de novembro de 1933 continua sendo, para alguns, uma evidência da existência do Monstro do Lago Ness
Gray estava com sua câmera portátil e conseguiu tirar fotos da fera antes que desaparecesse. Imagem: Mirrorpix via Getty Images

Com certeza, a qualidade não é das melhores, destaca o Iflscience. A imagem em preto e branco é borrada e não deixa claro o que está retratando. Na época, mesmo assim, a foto foi aclamada como prova indiscutível do lendário Monstro do Lago Ness.

publicidade

Em abril de 1934, o Daily Mail publicou outra imagem da suposta criatura capturada por um médico chamado Robert Kenneth Wilson. A foto ficou mundialmente conhecida como a “Fotografia do Cirurgião” e mostra algo com um longo pescoço e parte superior do corpo aparecendo acima da água. 

A busca pelo monstro continua

A lenda virou mistério global e leva milhares de caçadores de monstros à costa do lago até hoje. Mas a foto em si está longe de ser conclusiva. Para alguns, se trata de algum animal aquático ou até simplesmente um cisne mergulhando na água.

publicidade

Em agosto de 2023, o Centro Lock Ness, na Escócia, reuniu caçadores de monstros de todo o mundo para participarem de uma nova caçada. A busca incluiu pilotos de drones e observadores que examinaram a superfície da água em busca de qualquer sinal. Novamente nada de concreto foi encontrado. 

Outras pessoas afirmam ter evidências, mas as imagens ou mostram outros animais aquáticos, ou são fraudes.

O que dizem os especialistas?

  • Durante décadas, ninguém analisou a tal “Fotografia do Cirurgião” detalhadamente.
  • Em 1984, foi publicado um artigo no British Journal of Photography. Segundo o autor Stewart Campbell, a coisa na água poderia ter apenas alguns metros de comprimento.
  • Provavelmente uma lontra ou um pássaro, disse Campbell.
  • No fim, outra hipótese era que se tratava de submarino de brinquedo equipado com uma “cabeça de serpente improvisada”.