A Renault tem planos de se tornar totalmente elétrica até 2030, mas, antes, precisa crescer no mercado do setor. Para isso, a montadora separou sua divisão de veículos elétricos em outra marca, a Ampere, que deve bater de frente com a Tesla, BYD e outras empresas chinesas.

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Estratégia da Renault

  • A unidade Ampere já fazia parte da Renault e, em um comunicado, a montadora anunciou separação, tornando ela uma marca própria.
  • A motivação por trás disso é focar apenas na produção de modelos elétricos, enquanto a Renault pode direcionar suas estratégias para reduzir a presença de veículos a combustão no catálogo.
  • Além disso, segundo o site Electrek, o governo francês detém 15% da Renault e é fundamental que a empresa esteja investindo no setor, principalmente com as metas ambiciosas da União Europeia.
  • Com logotipo, equipe executiva e uma estratégia separada da Renault, a Ampere declarou que já emprega mais de 11 mil pessoas (um terço apenas de engenheiros).
  • Ainda, a nova marca afirmou que pretende reduzir 40% dos custos de fabricação dos automóveis até 2027, produzindo em três fábricas na França.
  • A meta é produzir 400 mil veículos elétricos no início, subindo para 600 mil em 2026 e 1 milhão em 2031, segundo a Reuters.
Renault Megane E-Tech Electric
Megane E-Tech, por enquanto, é o único modelo da Ampere (Foto: Renault/Divulgação)

Modelos da Ampere

Por enquanto, a Ampere possui apenas um modelo, o Megane E-Tech. Mais opções devem aparecer no catálogo da marca conforme ela se desenvolve, com uma previsão de mais cinco modelos até 2030.

Os carros elétricos já existentes da Renault e da Dacia, que pertence ao grupo, não serão realocados.