Lembra da mala de ferramenta que astronautas deixaram cair enquanto faziam reparos na parte externa da Estação Espacial Internacional (ISS)? Ela foi fotografada por membros do projeto Virtual Telescope. Na imagem, publicada nesta quarta-feira (15), é possível ver um pontinho no céu. O coordenador do projeto, Gianluca Masi, afirmou que “o telescópio monitorou o movimento extremamente rápido da mala”.

Leia mais

publicidade

Veja a foto mostrando a mala no espaço:

Esta não é a primeira foto do objeto divulgada. Astronauta reserva na Agência Espacial Europeia, Meganne Christian publicou imagens que mostram o momento exato em que a bolsa de ferramentas escapa, passando a flutuar livremente pelo espaço.

publicidade

Segundo a NASA, “o Controle da Missão analisou a trajetória da mala e determinou que o risco de um novo contato com a estação é baixo, e que a tripulação e a estação estão seguros”.

A mala é suficientemente refletiva para atingir a sexta magnitude (limite da visão a olho nu) num céu escuro. Ou seja, é um pouco menos brilhante que Urano. Isso significa que é difícil enxergá-la a olho nu, mas ela pode ser vista com instrumentos como binóculos ou telescópios pequenos.

Como a mala foi perdida?

  • A mala de ferramentas foi perdida no final de outubro durante uma atividade extraveicular (EVA) realizada por Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, astronautas da NASA.
  • Elas promoviam uma série de funções do lado de fora da ISS durante uma caminhada espacial.
  • As astronautas substituíram um dos 12 conjuntos de rolamentos da matriz de energia solar do laboratório orbital, que permitem que os painéis rastreiem o Sol e gerem eletricidade.
  • Além disso, também ajustaram a configuração de um cabo que estava causando interferência em uma câmera externa.
  • Uma última tarefa seria remover e guardar uma caixa eletrônica de comunicações chamada Grupo de Radiofrequência, mas não houve tempo suficiente para executar esse trabalho.
  • A perda da mala impossibilitou a continuidade das tarefas.
  • Segundo estimativas da NASA, o objeto deve queimar na atmosfera da Terra em meados de abril de 2024.
  • A maleta está se movendo quase na mesma velocidade da ISS, cerca de um minuto à frente dela, seguindo a mesma trajetória.
  • Embora ela deva permanecer visível por alguns meses, sua órbita irá eventualmente diminuir.