Netflix vai produzir filme sobre a tragédia de Brumadinho

Obra da Netflix será produzida pelo cineasta Fernando Meirelles e não há detalhes sobre como a tragédia de Brumadinho será retratada
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 16/11/2023 12h26, atualizada em 16/11/2023 14h06
netflix
Imagem: MAXSHOT.PL / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles vai produzir um novo projeto da Netflix. O filme é uma parceria com a produtora O2 Filmes e vai retratar a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. Ainda não há uma previsão de data para o lançamento da obra.

Leia mais

Projeto está na fase inicial

  • Segundo a Netflix, o projeto está em fases iniciais de desenvolvimento, e os trabalhos ainda não começaram.
  • O próprio formato ainda está sendo discutido internamente e não há detalhes sobre como a história da tragédia deve ser retratada.
  • Para a plataforma, Fernando Meirelles já dirigiu o filme Dois Papas (2019), que recebeu três indicações ao Oscar.
  • As informações são do Omelete.
Tragédia socioambiental de Brumadinho (Imagem: Christyam de Lima/Shutterstock)

Relembre a tragédia de Brumadinho

A tragédia de Brumadinho ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019 e é considerada o mais devastador desastre ambiental e humanitário da história do Brasil. Na oportunidade, a barragem da mina do Córrego do Feijão, operada pela Vale, se rompeu.

Foram liberados aproximadamente 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. Uma verdadeira avalanche de lama destruiu instalações da própria Vale, comunidades, fazendas e áreas ambientais por vários quilômetros na região de Brumadinho, em Minas Gerais.

Segundo as autoridades, 272 mortes foram confirmadas. As buscas pelos desaparecidos duraram quatro anos. Milhares de famílias foram diretamente afetadas pela tragédia e a questão do pagamento de indenizações não foi resolvido até hoje.

Além das mortes, o rompimento da barragem causou um impacto ambiental gigantesco, com a destruição da fauna e flora locais e a contaminação de rios da região.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.