Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Foresee Pharmaceuticals, desenvolveram uma molécula sintética, denominada AD-9308, capaz de melhorar a insuficiência cardíaca. Os resultados do estudo foram publicados no European Heart Journal e destacados internacionalmente.

A insuficiência cardíaca é caracterizada por problemas de bombeamento do sangue pelo coração e afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Apesar de haver diferentes tratamentos, ainda não existe terapia que melhore significativamente os sintomas e recupere as funções do coração.

publicidade

O que é a AD-9308:

A AD-9308 é uma molécula sintética projetada para restaurar a atividade da proteína ALDH2, presente na mitocôndria e crucial no desenvolvimento da insuficiência cardíaca. Modificações estruturais foram feitas para potencializar seu efeito farmacológico, resultando em uma versão três vezes mais eficaz do que o protótipo Alda-1 – desenvolvido pela equipe anteriormente.

Leia mais:

publicidade

Como a nova molécula funciona?

A pesquisa, conduzida ao longo de mais de dez anos, revelou que a insuficiência cardíaca está relacionada ao mau funcionamento da mitocôndria. Os pesquisadores traçaram um paralelo ao motor de um carro para facilitar a compreensão.

A mitocôndria, quando comprometida, gera um composto chamado 4-hidroxinonenal — que pode ser considerado uma toxina, ou o poluente do carro —, prejudicando o processo de transformação de energia e desencadeando a insuficiência cardíaca.

publicidade

Julio Cesar Batista Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e coordenador da pesquisa, explicou a comparação ao Jornal da USP:

Quando o motor não funciona bem, o processo de transformação de energia é prejudicado, resultando em menor eficiência do veículo e, consequentemente, aumento da poluição.

Julio Cesar Batista Ferreira ao Jornal da USP

A AD-9308 atua ativando a enzima ALDH2, melhorando o sistema de filtração das mitocôndrias e eliminando o 4-hidroxinonenal, preservando assim a função celular. Nos testes em animais, culturas celulares e amostras de tecido cardíaco humano, a molécula mostrou-se eficaz na restauração da atividade da enzima Dicer.

publicidade

O professor da USP, explica em detalhes:

Neste estudo, desvendamos quais alterações químicas inativam a Dicer em roedores e em seres humanos em decorrência do acúmulo de aldeído [classe a qual pertence o 4-hidroxinonenal] na insuficiência cardíaca, um mecanismo até então desconhecido. A questão é que a Dicer é uma enzima muito importante para a formação e o amadurecimento de microRNAs, moléculas responsáveis pelo controle de toda a biologia celular.

Julio Cesar Batista Ferreira ao Jornal da USP

Testes clínicos

Os testes clínicos de segurança da AD-9308 já foram concluídos, demonstrando boa tolerância em indivíduos saudáveis. O próximo passo envolve a submissão de um pedido a agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos (FDA) para testes em humanos com insuficiência cardíaca, que exigirá mais voluntários e tempo.

Os pesquisadores destacam a importância da parceria bem-sucedida com a Foresee Pharmaceuticals e os resultados promissores que agora serão avaliados em humanos. O estudo proporcionou uma compreensão mais profunda do mecanismo relacionado à insuficiência cardíaca, revelando um potencial avanço terapêutico.